In "Cidade Hoje"
A Associação YUPI, em parceria com a CNASTI (Confederação Nacional de Ação sobre o Trabalho Infantil) assinalaram o Dia Internacional do Voluntariado, reunindo 40 jovens no Centro de Estudos Camilianos. O trabalho decorria há 3 meses, na Escola Secundária D. Sancho I, e culminou este sábado com um programa sob o título “Escola de Crianças e Jovens para os Direitos Humanos”.
Através de sessões com base na educação não formal, os jovens descobriram de forma ativa a Carta Universal dos Direitos Humanos. Após a reflexão, teve lugar o debate, para o qual foram convidados Glória Teixeira. do Instituto Português do Desporto e Juventude, António Pinto, diretor do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, e Mário Passos, vereador da Juventude na Câmara Municipal de Famalicão.
O assunto mais debatido foi o desgaste de um sistema educativo alicerçado na transmissão de conhecimentos e que sem sempre cativa os jovens, acabando por condicioná-los na sua liberdade de expressão e espírito de iniciativa.
Recorde-se que foi a 5 de dezembro de 1985 que as Nações Unidas declararam pela primeira vez o Dia Internacional do Voluntariado com o objetivo de motivar os cidadãos a envolverem-se em projetos de melhoria da qualidade de vida da comunidade.