Leonor Mateus Ferreira, in Negócios on-line
A presidente do Fundo Monetário Internacional encontrou-se esta quarta-feira com o primeiro-ministro, António Costa, e com o ministro das Finanças, Mário Centeno, em Davos, onde elogiou os progressos nacionais.
Twitter: @mariofcenteno
A presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, elogiou os progressos da economia portuguesa e encorajou o governo a continuar com a estratégia atual, esta quarta-feira depois de um encontro com o primeiro-ministro, António Costa, e com o ministro das Finanças, Mário Centeno, em Davos na Suíça.
“Portugal é um ótimo exemplo de um país, que assumiu o compromisso de transformar a economia e está agora a colher os benefícios na forma de crescimento renovado, desemprego decrescente, acesso ao mercado sustentável e capacidade de reembolsas o empréstimo do FMI antes da data”, disse Lagarde, de acordo com um comunicado do FMI.
“Encorajo-os a continuarem neste caminho positivo para Portugal”, afirmou ainda a presidente da instituição de Bretton Woods, que aproveitou também a ocasião para “congratular o ministro das Finanças Mário Centeno pela eleição para presidente do Eurogrupo”.
Os três estão juntos em Davos para participar no 48º Encontro Anual do Fórum Económico Mundial e depois do encontro também Mário Centeno anunciou no Twitter que o país vai terminar esta quarta-feira de reembolsar a parte mais cara do empréstimo do FMI. “Isto significa uma poupança direta em juros para os contribuintes de 400 milhões de euros, dá um sinal forte ao mercado e melhora a sustentabilidade da dívida”, escreveu.