28.10.20

Formação: Direitos Humanos no Envelhecimento e na Saúde Mental

in Revista Dignus

A EAPN Portugal, em parceria com a Fundação Vasco Vieira de Almeida, promove desde 2019 o Projeto Inclusivamente: Direitos Humanos no envelhecimento e na saúde mental.

A EAPN Portugal, em parceria com a Fundação Vasco Vieira de Almeida, promove desde 2019 o Projeto Inclusivamente: Direitos Humanos no envelhecimento e na saúde mental.

Destina-se a promover maior conhecimento acerca destes temas e contribuir ativamente para uma cidadania mais responsável e inclusiva, prevenindo e sensibilizando para o respeito pelos Direitos Humanos dos mais idosos, dependentes ou com capacidade diminuída, através de um programa de capacitação e coaching sobre o enquadramento jurídico da intervenção das entidades da economia social que atuem na área da prestação de cuidados àquele tipo de beneficiários.

O projeto contempla a realização de sessões de formação em vários locais do país, dirigidas às entidades da economia social que atuem na área de prestação de cuidados a pessoas idosas, em situação de dependência ou com capacidade diminuída.

Em virtude das circunstâncias de pandemia que o país e o mundo atravessam, o projeto terá continuidade até final do ano, através de sessões de formação online, sendo Viseu um dos distritos abrangidos. A formação decorrerá nos dias 17 e 18 de novembro, através de videoconferência.

A formação tem a duração de 6 horas, é gratuita e decorrerá no seguinte horário: 10h00 – 13h00. A inscrição está limitada a 30 formandos, podendo ser aceites 2 inscrições por instituição (1 dirigente e 1 técnico/a ou na impossibilidade de participação do/a dirigente, 2 técnicos/as preferencialmente na área social, da saúde ou jurídica).

Os participantes deverão enviar a ficha de inscrição e o teste de diagnóstico para os contactos do Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal: viseu@eapn.pt até ao dia 12 de novembro.