22.10.20

Vila Verde cria projeto de “apoio especializado” para cuidadores informais - "Cuidar de quem cuida"

 in o Minho

A câmara de Vila Verde está a implementar um projeto de “apoio especializado” para cuidadores informais que visa “promover respostas” para quem tem a cargo “pessoas em situação de dependência física e funcional”, anunciou hoje aquela autarquia.

Em comunicado, a câmara explica que o projeto “Cuidar de Quem Cuida”, que está a ser implementado através de um protocolo com o Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo (CASTIIS), “assenta numa lógica de cooperação intermunicipal e de multidisciplinaridade entre profissionais de diversos parceiros da área social e da saúde”.

Segundo a autarquia, o projeto tem cinco linhas de ação: Grupos de intervenção psicoeducativa, uma bolsa de cuidadores formais com formação complementar, dinamização das redes de voluntariado locais e serviços de descanso ao cuidador e fóruns de discussão.

O “Cuidar de Quem Cuida” prevê ainda a criação de um Grupo de Ajuda Mútua, decorrente do Programa Psicoeducativo, bem como de uma Rede de Apoio aos Cuidadores (RAC).