26.1.21

Ministério da Educação garante que computadores começam a ser distribuídos no segundo período

Samuel Silva, in Público on-line

Há mais 335 mil equipamentos comprados, a juntar aos 100 mil já distribuídos no 1.º período. Número é suficiente para todos os alunos carenciados.

Os 335 mil computadores que o Ministério da Educação (ME) anunciou já ter comprado, no âmbito do programa Escola Digital, vão começar a chegar ainda no segundo período, assegura a tutela. Estes equipamentos juntam-se aos 100 mil que foram entregues no 1.º período e serão suficientes para todos os alunos carenciados, a quem foi dada prioridade na distribuição.

Nas últimas semanas foram dadas duas ordens de compra – uma de 260 mil unidades, ainda em Dezembro, outra de 75 mil, anunciada há duas semanas –, que ainda aguardam entrega por parte dos fornecedores. A escassez de componentes tem criado dificuldades na indústria da tecnologia, assim como na automóvel. Os processos de exportação também estão mais demorados, como efeito da pandemia.

O ME garante que a “contratualização” com os fornecedores “prevê que [os computadores] comecem a ser distribuídos no 2.º período lectivo”. Ou seja, até ao final de Março. Os alunos deviam ir de férias de Páscoa a 24 de Março, mas a data vai ser protelada por uma semana, devido às mudanças no calendário escolar na sequência da suspensão das aulas.

Estes 335 computadores juntam-se aos 100 mil já entregues durante o 1.º período. Esta remessa permitiu dotar de equipamentos a generalidade dos alunos do ensino secundário que são beneficiários de acção social escolar. Em algumas regiões sobraram umas centenas de dispositivos, que já puderam ser destinados a alunos do ensino básico.

O primeiro-ministro chegou a anunciar, em Abril, que o ano lectivo ia começar com “o acesso universal à rede e aos equipamentos a todos os alunos dos ensinos básico e secundário” assegurado, mas depressa o Governo reviu a promessa e anunciou que o programa Escola Digital seria faseado. O Ministério da Educação definiu então que a prioridade na entrega seria dada aos alunos carenciados, começando pelos mais velhos e terminando nos do 1.º ciclo.

Entre os computadores entregues ou já comprados, somam-se 435 mil equipamentos, que serão suficientes para todos os alunos com Acção Social Escolar. Segundo os dados mais recentes, publicados no relatório Estado da Educação 2019, há cerca de 366 mil estudantes carenciados no ensino obrigatório. Ou seja, depois de distribuídos estes portáteis, ainda vão sobrar cerca de 70 mil, permitindo iniciar a terceira fase de distribuição que abrange os restantes alunos.

Texto actualizado às 8.00. ME esclareceu através do gabinete de comunicação que nem todos os computadores podem chegar até ao final de Março.