1.8.11

Líder do FMI pede aos europeus para falarem a uma só voz

Por Ana Rita Faria, in Público on-line

A nova directora-geral do FMI, Christine Lagarde, pediu hoje que as autoridades europeias abandonem as disputas e comecem a falar a uma só voz.

Numa entrevista ao Financial Times, a antiga ministra das Finanças francesa diz que o desacordo entre os ministros da zona euro e o Banco Central Europeu (BCE) sobre o novo pacote de ajuda à Grécia criou confusão nos mercados.

“Colocando o meu chapéu europeu por um segundo… não comunicámos de uma forma harmonizada, nem falámos a uma só voz”, afirmou, apelando a que, neste momento, os líderes europeus permaneçam concentrados no que têm de fazer.

Ainda assim, a presidente do FMI salientou que “os países da zona euro estiveram à beira do abismo mas chegaram a um entendimento e uniram forças”.

Após várias semanas de indecisões, os líderes da zona euro chegaram a um acordo no dia 21 de Julho para um novo resgate à Grécia. O pacote de ajuda irá ascender a 160 mil milhões de euros e envolverá a participação dos credores privados, através de uma reestruturação da dívida pública helénica.