in Visão Solidária
O programa "Polo Positivo" foi criado pela ADENE - Agência para a Energia, pela ENTRAJUDA - Apoio a Instituições de Solidariedade Social e pela Sair da Casca, consultora em desenvolvimento sustentável, com o objetivo de melhorar a eficiência energética em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
Numa primeira fase, o Polo Positivo, concebido no âmbito do Plano de Promoção e Eficiência no Consumo de Energia Elétrica 2013-2014, promovido pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, vai abranger 50 IPSS que foram selecionadas entre as 334 instituições de todos o país que se candidataram ao programa.
Em cada uma das instituições será realizado um diagnóstico de eficiência energética, que inclui um programa de medidas acompanhado de um plano de formação e sensibilização adequado a cada uma das IPSS, sendo posteriormente assegurado por técnicos especialistas a monitorização dos resultados.
O principal objetivo é ajudar as instituições a reduzirem a fatura da eletricidade e a mobilizarem essa poupança para financiarem a sua missão social. O programa decorre até dezembro, altura em que serão anunciadas as dez instituições que conseguiram maior eficiência energética.