in RR
Equipa de psicólogos do outro lado da linha presta aconselhamento, sugerindo procedimentos de rotina para um sono tranquilo.
A Linha do Sono recebeu, no primeiro mês de funcionamento, mais de mil chamadas telefónicas de pessoas a pedir ajuda para dormir mais e melhor, indica a promotora da iniciativa.
Lançada no Dia Mundial do Sono, a 13 de Março, a Linha do Sono (707 100 015) funciona todos os dias úteis, entre as 11h30 e as 16h30, com o apoio de dois psicólogos especializados, numa iniciativa da Oficina de Psicologia.
Um mês após o lançamento, a Linha do Sono recebeu uma média de 50 chamadas por dia, sendo muito semelhante a percentagem de homens e mulheres que pedem ajuda: 51% e 49%, respectivamente.
De acordo com os promotores da iniciativa, a média de idades das pessoas que recorrem à linha de apoio ronda os 59 anos e 74% das chamadas são motivadas por problemas de insónias, como dificuldade em conciliar no sono ou em se manter a dormir, ou mesmo um sono que não é reparador.
Nestes casos, equipa de psicólogos do outro lado da linha presta aconselhamento, sugerindo procedimentos de rotina para um sono tranquilo.
A oficina de Psicologia refere que 26% das pessoas que telefonam para esta linha aparentam estar a ter dificuldades com o sono devido a problemas médicos ou outras perturbações, aconselhando os especialistas a procurarem ajuda médica.
A todas as pessoas que recorrerem à Linha do Sono é oferecido um pequeno guia com sugestões relativamente aos bons hábitos de sono e que, implementados, podem contribuir para uma melhoria significativa de problemas de insónias.
A Linha do Sono foi criada com o intuito de dar resposta às necessidades sentidas pelos portugueses depois de uma noite mal dormida, identificar possíveis causas e, ao mesmo tempo, sugerir procedimentos de rotina para um sono tranquilo.