15.10.15

Oito concelhos dizem “não” à pobreza

Maria Meireles, in A Voz de Trás-os-Montes

Perto de duas dezenas de atividades foram pensadas para sensibilizar todos os cidadãos para as questões da pobreza e exclusão social. Nos vários municípios vão multiplicar-se as campanhas de recolha de bens que serão entregues aos mais carenciados

Atividades desportivas, teatro, dança e campanhas de recolha de alimentos e outros bens vão marcar as comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que decorrem amanhã, sábado, em oito concelhos do distrito.

Numa organização do núcleo distrital da Rede Europeia Anto-Pobreza (EAPN), o programa inclui atividades em Mesão frio, Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua, Ribeira de Pena (Cerva), Sabrosa, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real e Mondim de Basto, envolvendo não só os municípios mas também diversas associações, nomeadamente núcleos locais da Cruz Vermelha, Misericórdias, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Agrupamentos de Escolas, várias associações e empresas.

As comemorações começam amanhã, pelas 10h00, com uma “manhã solidária e desportiva” em Mesão Frio, onde será realizada, na Avenida Conselheiro Alpoim, uma recolha de bens para entregar aos mais carenciados.

Amanhã, também no âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, as escolas do concelho de Santa Marta vão servir de palco para a contar aos mais jovens a história da “Menina dos Fósforos”, sendo ainda distribuído pelos alunos um panfleto com um desafio aos pais para que “no fim de semana tenham um gesto solidário”.

Já no sábado, no Peso da Régua será organizada uma aula de zumba solidária no Largo das Piscinas Municipais e em Vila Pouca de Aguiar uma manhã desportiva na qual será também promovida a recolha de “bens, alimentos e brinquedos”.
Em Cerva, as atividades vão decorrer ao longo dos dias 16 e 17, e vão centrar-se no Centro de Dia e Mini Lar da Santa Casa da Misericórida Local, onde será feita uma recolha de alimentos, serão realizadas palestras alusivas à temática da Erradicação da Pobreza e uma exposição de cartazes feitos pelos idosos da instituição.

Em Sabrosa, além de uma campanha de angariação de bens, o dia 17 vai ser preenchido por teatro (duas sessões de apresentação da peça “Saco das Nozes”) e dança, e ficará ainda marcado pela “pintura coletiva de um mural” por crianças do 1º e 2º ciclos.

A capital de distrito não fica de fora das comemorações, tendo sido agendada uma manhã de atividades que incluirá sessões de yoga para pais e filhos, de zumba e reike, bem como uma demostração de obediência canina e uma campanha de adoção de animais. A participação em todas as atividades será gratuita, sendo pedido apenas aos participantes que colaborem com a entrega de um bem alimentar ou com a doação de roupas.
Finalmente, em Mondim de Basto, a partir das 14h30, a população vai poder participar num “Roteiro Solidário”, uma ação que vai levar os participantes a conhecer locais históricos da vila ao mesmo tempo que convidará à reflexão sobre situação de pobreza e exclusão social. “No final teremos um mural onde poderão deixar uma mensagem individual”, explica a organização, revelando que, mais uma vez, a inscrição é feita através da doação de “bens não perecíveis, que revertem na sua totalidade para a Loja Social de Mondim de Basto”.

“Sensibilizar todos os cidadãos para as situações de pobreza que são mais visíveis no seu meio envolvente, desconstruindo eventuais estereótipos e apelando a uma cultura de solidariedade e cooperação”, é o grande objetivo da organização do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza no distrito.