26.11.15

Já são conhecidos Os Nossos Heróis deste ano

Vânia Maia, In "Visão"

No encerramento da Grande Conferência da VISÃO Solidária e do Montepio, que contou com a presença do ex-presidente da República Jorge Sampaio, foram revelados os vencedores do prémio Os Nossos Heróis. Entre os vencedores, há um projeto de recuperação de móveis e um jovem médico

A grande Conferência da VISÃO Solidária e do Montepio, que se realizou esta tarde no auditório Montepio, em Lisboa, terminou com o anúncio dos vencedores da edição deste ano dos prémios Os Nossos Heróis, que distinguem pessoas e empresas que se destacam na área social.

HERÓI DO ANO
Na categoria Herói do Ano, a vencedora foi Maria Helena Freitas, 39 anos.

A jornalista originária de Setúbal é, também, a fundadora do projeto Garrrbage, que segue a filosofia de dar uma segunda vida a objetos que, aparentemente, poderiam parecer lixo (garbage, em inglês). Além da recuperação de móveis, eletrodomésticos, brinquedos e roupa também entram na lista de bens que são recuperados pelas pessoas em situação de desemprego ou socialmente isoladas do Bairro da Bela Vista, em Setúbal. O projeto conta apenas com um ano de vida, mas já tem uma loja e uma banca no mercado local. O sonho de Helena é levar o Garrrbage a todos os municípios do país, não só pela importância da redução do desperdício, mas sobretudo pela integração de pessoas em situações socialmente desfavoráveis.

MENÇÃO HONROSA
O jovem médico de 29 anos Hugo Martins foi premiado com uma Menção Honrosa. Interno do Hospital S. José, em Lisboa, é também o fundador e presidente da Associação Vox Lisboa, que presta cuidados de saúde junto da população sem-abrigo da capital. Apesar da associação ainda não ter um ano de vida, já esteve em contacto com mais de 300 pessoas que vivem na rua e conta com a colaboração de 35 profissionais de saúde. Hugo Martins começou a prestar cuidados de saúde a pessoas em situação de sem-abrigo há oito anos.

EMPRESA DO ANO
No que diz respeito à responsabilidade social empresarial, a Empresa do Ano é a Bel Portugal, que comercializa os queijos Baby Bel, Vaca Que Ri, Terra Nostra e Limiano. O motivo do galardão é a campanha #saycheese, que convida todas as pessoas a partilharem o seu sorriso através de uma fotografia publicada nas redes sociais. Por cada sorriso partilhado, a empresa oferece €1 à Fundação Bel, que apoia crianças adolescentes na área da nutrição. O objetivo é chegar aos 150 mil sorriso, ou sejam 150 mil euros.

MENÇÃO HONROSA
À We Bankor coube uma Menção Honrosa no âmbito do projeto eSolidar, uma plataforma online de leilões solidários . Desenvolvida por oito jovens bracarenses, a eSolidar permite apoiar causas solidárias através das compras na sua loja virtual. Foi com a ajuda da eSolidar que o festival EDP CoolJazz e a Câmara de Oeiras angariaram oito mil euros para a CerciOeiras com o leilão de uma guitarra autografada pelo músico Mark Knofler.

Ambos os vencedores do prémio Os Nossos Heróis, promovidos pela VISÃO Solidária e pelo Montepio, recebem um troféu desenhado pelo arquiteto Souto Moura
Ambos os vencedores do prémio Os Nossos Heróis, promovidos pela VISÃO Solidária e pelo Montepio, recebem um troféu desenhado pelo arquiteto Souto Moura
Lucília Monteiro
Os vencedores de cada categoria recebem um troféu desenhado pelo arquiteto Souto Moura (Pritzker 2011) e vão frequentar o curso ISEP Portugal IES powered by INSEAD, que se destina a capacitar os gestores de iniciativas sociais no sentido de potenciarem o impacto social das suas iniciativas.

O júri que escolheu os vencedores da terceira edição dos prémios Os Nossos Heróis era composto por Mercedes Balsemão, presidente da SIC Esperança, António Tavares, Provedor da Misericórdia do Porto, Conceição Zagalo, presidente da assembleia-geral do GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, Dulce Rocha, presidente executiva do Instituto de Apoio à Criança, Maria Angélica Aires, da área da Responsabilidade Social no Montepio e Mafalda Anjos, diretora-adjunta da VISÃO.

O anúncio dos vencedores foi feito V Conferência da VISÃO Solidária e do Montepio, que teve como orador principal o ex-presidente da República Jorge Sampaio, "Pensar a questão dos refugiados fora da caixa" foi o tema da sua comunicação, o presidente da Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios (APGES) trouxe, ainda, vários testemunhos de estudantes sírios, bolseiros da APGES.

O evento contou, também, com uma mesa redonda sobre o tema dos refugiados com a participação de Rui Marques, coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados, João Manzarra, apresentador e voluntário e Ahmed Abdalla, cidadão português, ex-refugiado da Somália.

Coube a António Tomás Correia, presidente do Conselho de Administração da Associação Mutualista Montepio e a Francisco Pinto Balsemão, chairman Grupo Impresa, dar as boas-vindas ao público do evento.

Saiba mais sobre a Grande Conferência VISÃO Solidária e Montepio aqui. E conheça as histórias dos vencedores do prémio Os Nossos Heróis na edição da VISÃO da próxima semana, nas bancas dias 3.