In "Atlântico Expresso"
Encontro solidário dos Lions dos Açores reuniu instituições sociais de São Miguel Cerca de 200 pessoas e 40 entidades participaram no Chá Solidário que os Lions dos Açores promoveram a 14 de Novembro, em Ponta Delgada, a favor das instituições particulares de solidariedade social da ilha de S. Miguel. A iniciativa do presidente da Região Açores da Associação Internacional de Lions Clubes, José Andrade, incluiu uma homenagem aos companheiros açorianos com mais de 25 anos de serviço lionístico e uma conferência sobre “Os novos desafios da solidariedade social” proferida por Marcelo Rebelo de Sousa na sua qualidade de companheiro lion.
Os participantes contribuíram à entrada com donativos financeiros que perfizeram um montante global de quase mil euros, que foi sorteado entre todas as IPSS presentes e assim entregue à Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo.
As associações ACAPO, ALZA, APAV, ARRISCA, UMAR, Machado Joseph, Dor Crónica, Paralisia Cerebral e Seara do Trigo foram algumas das entidades que aderiram a este Chá Solidário, bem como a Cáritas, a Casa do Gaiato, a Cruz Vermelha ou o Bom Pastor.
Também marcaram presença solidária neste evento dos Lions dos Açores as cooperativas CRESAÇOR e KAIRÓS, os centros sociais de Fenais da Luz, S. José, S. Sebastião e Pico da Pedra, bem como as Misericórdias de Ponta Fotos de Norberto Silveira (Diário da Lagoa) Delgada, Lagoa e Nordeste, entre outras entidades.
Todos os seis Clubes Lions atualmente existentes nesta ilha estiveram representados no encontro de solidariedade, nomeadamente, São Miguel (Luísa Magalhães), Lagoa (José Baião), Vila Franca do Campo (Gil Mendes), Rabo de Peixe (Garcia Lopes), Maia (Luís Serpa) e Nordeste (Natália Abreu). O Rotary Clube de Ponta Delgada associou-se à iniciativa com a sua presidente Pilar Melo Antunes.
Reconhecimentos Lionísticos Os 28lions açorianos que contam mais de 25 anos de serviço lionístico foram homenageados pelo presidente da Região Açores, José Andrade, com a entrega de “Certificados de Reconhecimento”.
As distinções foram atribuídas a 12 companheiros do Lions Clube de São Miguel (Cidálio Cruz, Edmundo Lima, Francisco Afonso, Gualter Dâmaso, João Mota, João Medeiros, Furtado Dias, José Nunes, Neto Viveiros, Octaviano Mota, Osvaldo Couto e Paulino Amaral) e a um sócio fundador do lionismo açoriano atualmente ao serviço do Lions Clube de Rabo de Peixe (Américo Viveiros).
A homenagem distinguiu igualmente quatro sócios do Lions Clube de Vila Franca do Campo (Honorato Amaral, Francisco Frias, Luís Soares e Rui Melo) e 11 companheiros do Lions Clube de Vila do Porto: Alberto Costa, António Câmara, Carlos Pinto, Dinis Resendes, Eduardo Arruda, Gilberto Pimentel, João Braga, João Baptista, Humberto Chaves, Manuel Baptista e Manuel Capitão.
Este evento solidário promovido pela Região Açores da Associação Internacional de Lions Clubes a favor das IPSS da ilha de São Miguel decorreu no Hotel Açores Atlântico e contou com as colaborações do Grupo Bensaúde, Fábrica de Chá do Porto Formoso, Massa Sovada “Isabel Cabral” de Ponta Garça, Empresa “Quintal dos Açores”, Cooperativa Agrícola Bom Pastor e Nova Gráfica.