In A Voz de Trás os Montes
“Associação Respiro Sabor” propõe atração de jovens para a região, através de estágios e programas de voluntariado
Colocar a região do Baixo Sabor, em Trás-os-Montes, na rota do voluntariado internacional foi a ideia que deu o 1º lugar à equipa da Universidade Autónoma de Lisboa, na 9ª edição do EDP University Challenge.
Inspirados pelo crescente número de jovens que percorrem o mundo em programas de voluntariado, campos de trabalho, intercâmbios, campos de férias e estágios, os cinco estudantes vencedores propuseram a criação de uma associação sem fins lucrativos, baseada nos quatro concelhos abrangidos pela barragem do Sabor. Em estreita colaboração com entidades e comunidades locais, a “Associação Respiro Sabor” propõe-se atrair para a região jovens, nacionais e estrangeiros, interessados na conservação da natureza e na descoberta de hábitos e tradições associadas ao mundo rural. A proposta, classificada como inovadora e ajustada às necessidades da região, recebeu um prémio de 5.000 euros, com possibilidade de estágio na EDP para os autores.
O segundo melhor projeto foi apresentado por uma equipa da Universidade da Beira Interior, que lançou a ideia de criar um parque temático assente numa das espécies emblemáticas da região, a águia. Em 3º lugar ficou uma das equipas do ISCTE, cuja proposta contempla a criação de uma marca para a região, agregando todos os recursos com interesse turístico num site e numa aplicação móvel, prevendo ainda formas de promoção e comunicação destes canais, bem como ações de sensibilização ambiental junto das comunidades locais.
Os 185 estudantes de marketing, comunicação e gestão, de 35 universidades, que entraram na edição deste ano do University Challenge, superaram o desafio, constituindo-se como parceiros da EDP na missão de promover o desenvolvimento sustentável na região do Baixo Sabor, com particular incidência nos concelhos de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo.
O University Challenge é um concurso internacional para estudantes universitários que abrange já Portugal, Espanha, Brasil e Polónia. Visa aproximar a EDP do conhecimento e talento existente no mundo académico e contribuir para a formação das novas gerações dando-lhes oportunidade de conhecerem melhor a lógica das estratégias empresariais.