Nuno Carregueiro, in Negócios on-line
A taxa de desemprego em Portugal estabilizou nos 9,8% em Maio, de acordo com o Eurostat. O INE tinha reportado uma queda para 9,4% no mesmo mês.
Habitualmente os dados do desemprego publicados pelo Eurostat são iguais aos reportados pelo INE. Mas no relatório publicado esta segunda-feira, 3 de Julho, pelo gabinete de estatísticas da União Europeia os dados diferem e por uma margem até substancial.
Na passada sexta-feira, 30 de Junho, o INE reportou que a taxa de desemprego em Portugal desceu para 9,5% em Abril, três décimas abaixo do divulgado anteriormente. E que a taxa de Maio, de acordo com a estimativa preliminar, baixou para 9,4%.
Os dados do INE são habitualmente publicados um ou dois dias antes do relatório do Eurostat, precisamente para o gabinete de estatística europeu incorporar as actualizações do instituto português no seu relatório.
Mas desta vez o Eurostat não o fez. Além de ter mantido a taxa de desemprego em Abril no 9,8% (tal como o INE tinha anunciado na primeira estimativa revelada em Maio), também revela que em Maio a taxa estabilizou no mesmo valor. Assim, de acordo com o gabinete europeu, a taxa de desemprego em Portugal está estável há três meses (entre Março e Maio) nos 9,8%.
Um cenário bem diferente do reportado pelo INE, que coloca a taxa de desemprego de Maio em mínimos de 2008 (9,4%) e quatro décimas abaixo do reportado pelo Eurostat (9,8%).
No número de desempregados os números do INE também não batem certo com os do Eurostat. O instituto português contabiliza 484,8 mil pessoas sem trabalho em Portugal, enquanto o Eurostat aponta para 508 mil, um número que até se situa acima do registado em Abril (504 mil).
De acordo com uma nota emitida posteriormente pelo INE, o Eurostat vai esta tarde corrigir os dados referentes a Portugal.
Desemprego estabiliza na Zona Euro
De acordo com o Eurostat, Portugal continua a ser o quinto país da Zona Euro com a taxa de desemprego da região (sexto da União Europeia).
A taxa de desemprego na Zona Euro estabilizou em Maio nos 9,3%, a que corresponde o registo mais baixo desde 2008. As estimativas do Eurostat apontam para a existência de 19,115 milhões de pessoas desempregadas na União Europeias, sendo que 15,034 milhões estão na Zona Euro.
Alemanha (3,9%) e Malta (4,1%) são os países da Zona Euro com a taxa de desemprego mais reduzida, enquanto a Grécia (22,5%) e Espanha (17,7%) registam os valores mais elevados.