in diáriOnline
O NECI – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso, sediada em Lagos, é uma das 18 instituições apoiadas no programa de Financiamento e Apoio para o Combate à Exclusão Social (FACES) da Fundação Montepio.
Trata-se de um programa de combate à exclusão social que abrange três áreas de intervenção – empregabilidade das pessoas com deficiência, inclusão de crianças e jovens em risco, e apoio a famílias vulneráveis e pessoas sem-abrigo.
Com este programa de financiamento, a Fundação Montepio afetou 278 mil euros a “iniciativas inovadoras, assentes em parcerias e que sejam sustentáveis”.
“O valor alocado a cada projeto resultou da apreciação e seleção dos projetos candidatos, tendo em conta o orçamento disponível para o programa”, explicou Paula Guimarães, diretora da Fundação Montepio.
O protocolo de apoio às 18 instituições nacionais selecionadas no âmbito da iniciativa foi assinado na passada sexta-feira, em Lisboa, contando com a participação de João Gonçalves Silva, representante da NECI.
A NECI visa dar resposta às necessidades da pessoa portadora de deficiência, incapacidade ou «handicap», de ambos os sexos, “contribuindo para que tenham uma vida digna, favorecendo a sua integração na família, na escola, no trabalho e no meio social”.