4.9.17

91 Famílias portuguesas acolhem estudantes estrangeiros

in Dnotícas

No dia 8 de Setembro chega a Portugal um grupo de 91 jovens do Ensino Secundário de mais de 30 nacionalidades diferentes, para participar num intercâmbio intercultural promovido pela associação Intercultura-AFS Portugal.

Este ano, do total do grupo, 15 estudantes vão participar no intercâmbio durante 3 meses, 6 durante um semestre e 70 estudantes vão participar no intercâmbio anual, vivendo e estudando em Portugal durante um ano lectivo completo.

De acordo com a associação : “Para cada um destes estudantes foi necessário encontrar uma família de acolhimento, que recebesse o/a estudante em casa durante o tempo do seu intercâmbio. As famílias de acolhimento que decidiram acolher os/as estudantes encontram-se em diferentes localidades do país, entre as quais a Madeira. Em cada região as famílias podem contar com apoio de voluntários/as de órgãos locais da associação, que também se encontram espalhados pelo país.

Célia Mendes faz parte núcleo de voluntariado local de Lisboa e revistou, este ano, o país onde participou no seu intercâmbio AFS em 1990/91 – a Dinamarca. Célia foi convidada a participar na festa dos 25 anos da sua turma secundária dinamarquesa e teve ainda a oportunidade de reencontrar a família que a acolheu durante o seu intercâmbio no estrangeiro.

Actualmente Célia mora na Bobadela com o companheiro Rui Henriques e dois filhos, de 16 e 13 anos. Passados estes anos, Célia e a sua família decidiram também aventurar-se a acolher um jovem da Rússia que vem para Portugal durante 3 meses. Sobre esta experiência de acolhimento, Célia afirma: “Como família de acolhimento queremos partilhar a nossa vivência e cultura, bem como aprender algo sobre outras culturas.” Acredita ainda que “vai ser uma experiência muito enriquecedora para todos”. E remata, confiante: “participando desta interculturalidade, contribuiremos para um mundo mais fraterno.”

Para a recepção dos estudantes, a associação Intercultura-AFS organiza um “Campo de Chegada”, que se inicia na sexta-feira, dia 8 de Setembro, e culmina com o encontro entre os estudantes e as famílias no domingo, dia 10 de Setembro, pelas 14h30 no Seminário Torre d’Aguilha, perto de Carcavelos.

As candidaturas para as famílias de acolhimento estão abertas todo o ano no site e no blogue da associação Intercultura-AFS.