12.8.22

Câmara garante 5,5 milhões para apoiar as comunidades mais desfavorecidas


Por Luis Geirinhas, in o Setubalense

Assinatura de acordo possibilita realizar várias iniciativas até final de 2025

A Câmara da Moita acolheu na última semana a Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN – European Anti Poverty Network), para assinatura de um acordo de parceria relativo ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e ao Plano Metropolitano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas. O encontro contou com as presenças do Padre Agostinho Jardim Moreira, presidente da EAPN Portugal e do presidente da autarquia, Carlos Albino, além dos vereadores Anabela Rosa e António Pereira.

De acordo com o município, o plano será materializado ao longo de duas operações distintas de natureza territorial, na União de Freguesias da Baixa da Banheira e do Vale da Amoreira, mas também na freguesia de Alhos Vedros, na zona da Quinta da Fonte da Prata, e na vila da Moita, durante uma intervenção a implementar até Dezembro do ano de 2025.

“O PRR Comunidades Desfavorecidas possibilita um investimento no concelho de 5,5 milhões de euros em iniciativas”, que o município considera de “intervenção prioritária”. Neste âmbito e dentro dos objectivos estratégicos, destacam-se a criação de emprego, a dinamização da economia local, potenciamento de ecossistemas de empreendedorismo e inovação. Incluída está ainda a promoção de práticas de sustentabilidade ambiental, qualificação e capacitação da população para o mercado de trabalho e o aumento do sucesso escolar e educativo.

Também a reabilitação de espaços públicos e a construção de equipamentos no território, a par do apoio social e a criação de fóruns de participação pública fazem parte das metas do PRR Comunidades Desfavorecidas.