1.8.22

Inflação acelera para 9,1% em julho

Rita Robalo Rosa, in Expresso

A taxa de inflação acelerou em julho para os 9,1%, segundo a estimativa do INE. É o valor mais elevado desde novembro de 1992

Em julho, a taxa de inflação acelerou para 9,1% em Portugal, de acordo com a estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgada esta sexta-feira. É o maior valor desde novembro de 1992.

O índice de preços no consumidor (IPC) continua a ser pressionado pelos preços da energia e bens alimentares. O gabinete estatístico estima que
os preços da energia aumentaram 31,2%, o que representa uma queda de 0,5 pontos percentuais face ao mês anterior, mas ainda assim é a categoria que mais faz crescer a inflação.

Já os produtos alimentares terão crescido 13,2%, o que compara com um aumento de 11,9% em junho.

A inflação subjacente, que exclui a energia e os bens alimentares pela sua volatilidade, é significativamente menor, fixou-se em 6,2%, acelerando face aos 6% de junho. Este indicador é o mais elevado desde abril de 1994.

Face a junho, a variação da inflação terá sido nula. Já nos últimos doze meses a inflação cresceu, em média, 4,7%.

O INE estima, por fim, que o Índice Harmonizado de Preços do Consumidor (IHPC), o indicador de inflação que permite comparações entre países europeus, fixou-se em 9,4%, o que representa uma aceleração face aos 9% de junho.