1.8.22

CLDS promove “Intercâmbios Seniores” para “combater isolamento”

in Rádio Boa Nova

No âmbito do eixo “Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa”, o CLDS 4G de Oliveira do Hospital tem desenvolvido ações de combate à solidão e ao isolamento através da atividade “Partilhas e Companhias – Intercâmbio Sénior”.

De acordo com a equipa técnica do projeto, “Partilhas e Companhias – Intercâmbio Sénior” pretende “combater a problemática do isolamento social das pessoas idosas, ao proporcionar-lhes a oportunidade de visitar aldeias rurais situadas na outra ponta do concelho, assim como receber na sua aldeia grupos de idosos e poderem ser guias dessa visita”. Através desta atividade, são realizados “intercâmbios de idosos, ao recordarem as artes, ofícios e tradições de outros tempos, assim como se desenvolve uma espécie de troca gastronómica”.

“Oliveira do Hospital é um Município com uma enorme riqueza cultural e com belas paisagens. Ninguém melhor que os nossos destinatários, experientes, para apresentar a outros as aldeias onde vivem, nasceram e sempre viveram, em muitos casos. É este conhecimento que esta atividade pretende aproveitar, não só para proporcionar uma experiência interessante a quem visita, como para fomentar a autoestima e o sentimento de pertença a quem conduz a visita e apresenta a sua aldeia, a sua gastronomia e as suas paisagens,”, refere o CLDS.

Segundo o projeto, no ano de 2021 foram realizados três intercâmbios, sendo que no ano de 2022 estão já em curso a realização de mais três. No dia 19 de julho, os participantes de Vila Pouca da Beira visitaram Meruge. No dia 23 de agosto, sucede-se o aposto. Meruge visita Vila Pouca da Beira. No dia 26 de julho, São Gião visitou Seixas/Felgueira e no dia 16 de agosto invertem-se os papéis. A 10 e 30 de agosto, realiza-se intercâmbio entre Carvalha e Chão Sobral/ Gramaça.