24.8.22

Hoje nas notícias: “Bazuca”, desemprego e dividendos

in Eco Online

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Governo português pode solicitar mais 2,3 mil milhões de euros em empréstimos da “bazuca” ainda este ano. Quatro em cada dez desempregados em Portugal continental não têm acesso a qualquer subsídio da Segurança Social por esse motivo. Estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.

Governo admite recorrer já este ano a mais empréstimos da “bazuca”

Até agora, Portugal pediu apenas um quinto dos 14,2 mil milhões de euros em empréstimos a que tem direito no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Contudo, com a guerra na Ucrânia a prejudicar a retoma económica e as empresas a pedirem mais apoios, Bruxelas tem incentivado novos empréstimos. O Governo português não o exclui fazer, tanto que o IGCP já está a alertar os investidores para a possibilidade de o país solicitar mais 2,3 mil milhões de euros ainda este ano.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios

Quase metade dos desempregados não recebe subsídios

Embora o desemprego em Portugal esteja a registar uma queda histórica, para 277.466 pessoas desempregadas segundo os últimos dados, a taxa de cobertura de subsídios ainda exclui mais de 40% da população desempregada. Esta tendência agravou-se nos últimos dois meses: em Portugal Continental, quatro em cada dez desempregados não têm acesso a qualquer apoio da Segurança Social por esta via, segundo contas realizadas pelo Diário de Notícias com base nos dados de julho do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e da Segurança Social, divulgados na terça-feira.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).
Dividendos sobem este ano após um trimestre recorde

Os acionistas das empresas cotadas em bolsa por todo o mundo vão receber ainda mais em dividendos, relativos aos lucros de 2022. Depois de o segundo trimestre deste ano ter sido o melhor de sempre, a Janus Henderson reviu em alta a projeção de remuneração acionista para todo o ano, estimando agora que atinja os 1,56 biliões de dólares. Os dividendos no período entre abril e junho totalizaram 544,8 mil milhões de dólares, um crescimento homólogo de 11,3%.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios 
Ministro da Economia é o mais rico, Costa é dos que têm mais casas

António Costa e Silva, o ministro da Economia, é o governante com maiores rendimentos em 2021, tendo auferido um rendimento bruto de 384.936,96 euros no ano passado, segundo as declarações de rendimentos e património entregues, que foram consultadas pelo Jornal de Notícias. Adicionalmente, António Costa e Silva é o ministro com mais dinheiro em contas à ordem, no valor de quase um milhão de euros, enquanto o primeiro-ministro, António Costa, é dos que têm mais casas, com duas delas herdadas – uma em Goa, e outra em Lagoa no Algarve – estando em curso a aquisição de uma sexta.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias 

Taxas Covid no privado podem variar mais do triplo entre unidades de saúde e chegar a 150 euros

Os valores cobrados aos utentes pelos equipamentos de proteção individual (EPI) dos profissionais de saúde no setor privado podem variar em mais do triplo entre as diferentes unidades. Num dos maiores grupos do setor, existem mesmo 16 taxas diferentes. Em alguns casos, podem chegar aos 150 euros, denuncia o jornal.