1.8.22

ABC oficializa CoLAB para envelhecimento ativo e saudável no Algarve

in Barlavento

Escritura pública será oficializada amanhã.

O ABC CoLAB é o mais recente laboratório colaborativo na área do envelhecimento ativo e saudável, idealizado pelo Algarve Biomedical Center e apresentado amanhã, sexta-feira, dia 29 de julho, às 15h00, na sala de conferências da biblioteca da Universidade do Algarve, quando será oficializada a escritura pública.

O projeto propõe desenvolver novas soluções a partir do ecossistema único do Algarve, visando afirmá-lo como uma região de referência para a investigação e inovação dirigidas para o envelhecimento ativo e saudável.

Reconhecendo que «o envelhecimento da população é hoje um fenómeno universal que requer respostas efetivas ao novos problemas e desafios que o acompanham», o ABC CoLAB pretende «preencher esta lacuna, ao desenvolver novas soluções para um envelhecimento ativo e saudável a partir do ecossistema único oferecido pelo Algarve».

O ABC CoLAB assume-se como «uma instituição de investigação, inovação e desenvolvimento multidisciplinar, constituída por 12 entidades provenientes de diversos setores de atividade».

Através deste laboratório colaborativo, «serão desenvolvidas soluções integradas para o envelhecimento e rejuvenescimento, mas também criados produtos, serviços e soluções direcionados ao mercado, com base em suporte científico e inovação tecnológica».

É também missão do ABC CoLAB «potenciar a criação de valor e de emprego científico qualificado, sempre interligando diferentes setores da economia e introduzindo tecnologia de ponta para impactar positivamente na saúde humana e na sociedade», afiançam os responsáveis.