in Público on-line
A linha telefónica do Inatel Social “Conversa Amiga” recebeu, em dois anos, duas mil chamadas com pedidos de ajuda, a maioria feita por idosas, devido a solidão, depressão ou dificuldades económicas e familiares.
De acordo com um relatório da direção do Inatel Social a que a agência Lusa teve acesso, desde 01 de agosto de 2009 até 30 de junho deste ano, a linha “Conversa Amiga” recebeu duas mil chamadas, sendo a maioria (1.536) efetuada por mulheres de uma faixa etária dos 72 aos 80 anos.
A linha telefónica, lançada a 1 de Agosto de 2009, é anónima e tem por objetivo prestar apoio a pessoas de todas as idades através de um processo de escuta, prevenção de situações de risco e de encaminhamento.
Os dados da direção do Inatel Social indicam que a maior parte das chamadas (685) são efetuadas a partir do distrito de Évora, seguido de Portalegre (495), Lisboa (271), Coimbra (148) e Setúbal (51).
A principal causa que leva as pessoas a recorrer à “Conversa Amiga” é a solidão, com 1.099 chamadas, seguida das dificuldades familiares e conjugais (376), depressão e ansiedade (129), informações sobre a linha (91), doenças (72), suicídio (30), dificuldades económicas (17) e violência doméstica (5).
O maior número de chamadas foi registado nos meses de Março (247), Maio (242), Fevereiro (228), Junho (235) e Abril (218).
Durante as chamadas foram feitos pedidos de encaminhamento para apoio físico e psicológico, tratamento de dependências, apoio jurídico, segurança em casa, emprego, alojamento, apoio financeiro, procura de companheiro e de ocupação de tempos livres (universidade sénior, centros comunitários, atividades recreativas e voluntariado).
O serviço “Conversa Amiga” funciona através dos números de telefone 808 237 327 (que permite utilização de um serviço de atendimento voice mail, fora do horário de funcionamento da linha) e o 210 027 159.
O atendimento é assegurado por 63 voluntários de segunda-feira a domingo entre as 15h00 e as 18h30 e entre as 18h30 e as 22h00.