26.3.15

Portugal. “Aumento da pobreza não é inevitável”: Presidente CNJP

in Rádio Vaticano

O alerta é do presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz Pedro Vaz Patto sobre a situação social do país, uma reflexão no contexto da mensagem da quaresma que este organismo da Conferência Episcopal Portuguesa divulgou neste tempo litúrgico centrada este ano no tema “Da Globalização da Indiferença a uma Ética do Cuidado”.

A CNJP considera que “a crise” dos mercados mundiais tem trazido “consequências a nível de desemprego, pobreza infantil, vulnerabilização da vida familiar, exclusão” e a sociedade portuguesa tem “vindo a assistir com alguma indiferença ao avolumar destes desequilíbrios”, oportunidade para interpelar os católicos sobre o acolhimento que recebem “aqueles que vivem nas periferias, sejam elas económicas, sociais, culturais, geográficas étnicas, religiosas, de orientação sexual ou outras”.

É neste contexto que em entrevista à Rádio Vaticano o juiz Pedro Vaz Patto sublinha que “há um défice de coesão social em Portugal” e aponta a urgência de “uma ética do cuidado” para com o Outro.

Ao jornalista Domingos Pinto, o presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz começa por fazer um apelo contra a indiferença perante os mais desfavorecidos.