20.3.15

Algarve acolhe ciclo de workshops dedicados à intervenção social com comunidades ciganas

in Diário on-line

O núcleo de Faro da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) vai dinamizar, em conjunto com vários municípios da região do Algarve, um conjunto de workshops dedicados à intervenção social com as comunidades ciganas.

Estas ações têm como objetivo promover um maior conhecimento sobre as características e aspetos culturais que as comunidades ciganas apresentam, no sentido de promover a sua efetiva inclusão.

“Cerca de 12 milhões de cidadãos da União Europeia pertencem a esta etnia e vivenciam situações de marginalização, exclusão social, discriminação, segregação e pobreza extrema”, refere a EAPN.

Promover um maior conhecimento sobre as características e aspetos culturais das comunidades ciganas, sensibilizar e capacitar os seus participantes para melhorar as respostas e estratégias de intervenção, dar a conhecer e promover a reflexão sobre metodologias e estratégias de intervenção e fomentar o intercâmbio e as boas práticas são algumas das metas.

As sessões terão a seguinte calendarização: 25 de março, Loulé (10:00 horas) e auditório do museu municipal de Faro (14:30); 26 de março, auditório municipal de Vila Real de Santo António (10:00) e Casa da Cultura de Olhão (14:30); 27 de março, sala de reuniões do município de Portimão (9:30) e sala de reuniões do município de Albufeira (14:30).

As inscrições são obrigatórias mas gratuitas e devem ser efetuadas junto do contacto 289802660 ou pelo endereço eletrónico n.faro@eapn.pt.