por Paula Costa Dias, in RR
Vinte crianças beneficiam de explicações gratuitas graças a um grupo de jovens monitores da Colónia Balnear da Praia do Pedrógão.
Todos os sábados, na sede do Centro de Apoio ao Ensino Superior (CAES) da diocese de Leiria-Fátima, jovens monitores da Colónia Balnear da Cáritas na Praia do Pedrógão dão explicações gratuitas a alunos carenciados cujas famílias são apoiadas por aquela instituição da Igreja.
São 20 as crianças e adolescentes do 2º e 3º ciclos de ensino que beneficiam deste apoio gratuito dado por voluntários. Provêm de famílias com problemas financeiros, acompanhadas pela Cáritas.
André, de 14 anos, aluno do 7º ano, faz os trabalhos de casa e tira as dúvidas com a Inês porque teve "negativas altas a Físico-Química e a Ciências".
Reconhece que "não estudava", coisa que aqui tem de fazer, com a ajuda de Filipa Jesus, farmacêutica que dedica o seu pouco "tempo disponível" a "ajudar a mudar a vida destes meninos".
Depois de ter dado explicações a familiares e amigos que necessitavam, voluntariou-se para ajudar gratuitamente estes jovens carenciados. "É uma forma de lhes permitir ter melhor sucesso escolar, uma vez que as famílias não têm capacidade económica para lhes proporcionar este tipo de actividades", refere.
O projecto "Explica-me" é uma iniciativa do Cáritas-Jovem, grupo de jovens monitores da Colónia Balnear da Praia do Pedrógão. "Achámos que devíamos fazer mais que não apenas no Verão, mas durante todo o ano", diz a coordenadora Inês Martins.
O "Explica-me" surgiu "para dar resposta a necessidades que crianças e jovens apresentam a nível escolar".
O objectivo, salienta, é "criar um modelo de apoio escolar, através da criação de hábitos de estudo, orientar as várias disciplinas, esclarecer as dúvidas que os alunos têm e ajudar nos trabalhos". Objectivo: "um maior sucesso escolar".