18.2.16

Crianças que morreram em Caxias estavam sinalizadas pela comissão de proteção de menores

in Diário de Notícias

Continuam as buscas para encontrar criança de quatro anos que ontem caiu à água com mãe e irmã. O pai não sabia da família desde sexta

Continuam as buscas para encontrar uma criança que está desaparecida desde ontem à noite, após ter caído à água na zona da praia de Caxias, em Oeiras. O corpo da irmã, de 19 meses, foi recuperado ainda ontem, após um pedido de ajuda da mãe, que se encontra hospitalizada. A PJ já está a investigar e o DN sabe que em cima da mesa estará o cenário de homicídio e de tentativa de suicídio.

Em novembro de 2015, a mãe das duas crianças já tinha apresentado queixa na polícia, contra o pai das crianças, por violência doméstica e suspeita de abuso sexual das menores, segundo confirmou à agência Lusa Fátima Duarte, da Comissão Nacional e Proteção de Crianças e Jovens em Risco. Desde então, a situação encontrava-se sinalizada pela comissão de proteção de menores.

Entretanto, os meios foram reforçados com mais elementos do Instituto de Socorro a Náufragos. Segundo o comandante Malaquias Domingues, da Capitania de Lisboa, neste momento estão no terreno 24 operacionais, três lanchas e quatro mergulhadores. As operações de busca vão continuar "enquanto houver luz e condições de segurança", adiantou. O problema maior poderá ser o vento, se a intensidade aumentar.

O corpo de uma bebé de 19 meses, irmã da que está desaparecida, foi encontrado ontem, depois de a mãe ter dado o alerta. De acordo com o comandante Malaquias Domingues, da Capitania de Lisboa, uma testemunha ocular viu uma mulher a sair da água, em pânico e em avançado estado de hipotermia, e afirmar que as suas duas filhas estavam dentro de água. A mulher tem 37 anos.

Ao DN, Sérgio Duarte, adjunto do comando dos Bombeiros de Paço de Arcos, que ontem também estiveram no local, contou que a situação foi presenciada por um taxista que "tirou a senhora da água. Foi nessa altura que ela lhe disse que uma onda tinha levado as duas filhas". A criança mais nova, com 19 meses, foi descoberta uma hora depois do alerta, no areal junto à água. O carro da família estava parado à beira da praia.
Criança de 19 meses morre e outra de 4 anos está desaparecida na praia de Caxias

O comandante Malaquias Domingos explicou que tentaram reanimar o bebé, mas que a criança acabou por morrer no local. Na zona esteve o pai das crianças, que desde sexta-feira estava à procura da família, segundo contou às autoridades no local.

"O marido referiu que as procurava desde sexta-feira e que no sábado fez uma participação à PSP. Foi assistido por psicólogos do INEM que estiveram no local", disse Sérgio Duarte. Também a mulher, que ontem foi transferida para o Hospital de Santa Maria, tinha sinais de hipotermia e choque.
O marido referiu que as procurava desde sexta-feira e que no sábado fez uma participação à PSP

No local estiveram também elementos da Polícia Judiciária (PJ), alertada para a ocorrência pela Polícia Marítima às 22.30, que está a tomar conta das investigações. Processo que ainda está a decorrer e com todos os cenários em aberto, disse ao DN fonte da PJ. Caso existam condições, a mulher será ouvida hoje pelas autoridades.

Fonte da Polícia Marítima adiantou à Lusa que as buscas para encontrar a criança desaparecida decorreram até cerca das 03:00 da madrugada de hoje, frisando que apesar de terem sido suspensas, ficaram no local dois agentes.