in Agência Ecclesia
Angra do Heroísmo, Açores, 20 jun 2016 (Ecclesia) – A Diocese de Angra promove hoje uma reunião entre responsáveis eclesiais, políticos e sociedade civil para organizarem uma estratégia de intervenção social, face à realidade de “carência social e económica emergente das famílias açorianas”.
O sítio de informação online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, destaca que a reunião dinamizada pelo Serviço Diocesano da Pastoral Social é a primeira que junta entidades políticas e de solidariedade social para definir estratégias de combate à pobreza.
O encontro tem como objetivo definir “estratégias de intervenção” para o próximo ano pastoral, delinear as bases de um Plano Estratégico de Saúde Mental, um Plano Estratégico Social e no final os responsáveis eclesiais, políticos e sociedade civil vão assinar “um compromisso de cooperação” entre as várias entidades.
O bispo diocesano, D. João Lavrador, também participou na reunião, no Centro Pastoral Pio XII.
Segundo o Serviço Diocesano da Pastoral Social de Angra a reunião decorre no âmbito das decisões do Conselho Presbiteral de março e do Conselho Pastoral Diocesano realizado este mês que elegeram as questões sociais como a prioridade da ação pastoral da Igreja “no próximo ano”.
Para além da equipa da Pastoral Social de Angra, liderada pelo padre Duarte Melo, a reunião vai contar 13 instituições/organismos como: A Caritas Açores; a Direção Regional da Solidariedade Social; o Instituto de Segurança Social dos Açores; a Direção Regional da Saúde; a cooperativa Kairos; o Conselho Central de São Miguel da Conferência S. Vicente de Paulo; a União das Misericórdias dos Açores.
CB