26.4.11

Ano Internacional do Voluntariado no Barreiro

in Rostos on-line

No âmbito do Ano Internacional do Voluntariado, a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal
(ESTBarreiro/IPS) organizou a iniciativa “Amigo mudei a casa”, uma acção voluntária de recuperação das instalações da Residência da Rumo, com a pintura interior e exterior do edifício.

A Rumo, Cooperativa de Solidariedade Social com sede no Barreiro, acolhe crianças e jovens em situação de desvantagem social, promovendo a sua inclusão educativa, social e profissional. Este ano, contou com a solidariedade e atitude voluntária de Estudantes e Docentes da ESTBarreiro/IPS que deitaram “mãos à obra” para, durante três dias, rebocar e pintar paredes, lixar e envernizar portas e portões, reparar vedações exteriores e executar trabalhos de jardinagem.

Durante a “Quinzena da Saúde, da Solidariedade e do Voluntariado”, no âmbito da qual decorreu esta iniciativa, a ESTBarreiro/IPS, conjuntamente com a sua Associação de Estudantes e a Câmara Municipal do Barreiro, reuniu esforços “para termos um Barreiro mais solidário”, como afirmou, na Sessão de Encerramento, Carlos Humberto, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro.

Nos quinze dias solidários, a ESTBarreiro/IPS somou ao “Amigo mudei a casa” outras iniciativas de voluntariado como: “Um dia diferente de aprendizagem Intergeracional", a palestra "Voluntariado: um contributo para uma cidadania activa" e a Aula Aberta para Seniores sobre "Sismologia, construção anti-sísmica".

A iniciativa culminou com uma sessão de encerramento constituída por actuações musicais e discursos, no auditório da ESTBarreiro/IPS.

Otília Dias, Directora da Escola, confessou que “todos demos as mãos e sentimos o que é ser voluntário. Todos sentimos que o que ganhámos foi superior ao que demos”. Por ser uma área que despertou grande sensibilidade por parte de todos, a Directora avançou com a intenção de promover, durante o ano, diversas acções de voluntariado.

Segundo Otília Dias, vai ser criado um gabinete de apoio para ajudar idosos em pequenas tarefas nas suas casas (reparação de portas, colocação de lâmpadas, etc) em articulação com a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia do Barreiro. Será, igualmente, impulsionada a criação de projectos como: um Centro de Estudos de Matemática para apoio aos alunos da Rumo; o “Ciência Divertida” para os alunos da Escola do Ensino Básico dos Fidalguinhos; um programa de Aulas de Informática para os alunos da Rumo e da Escola do Ensino Básico dos Fidalguinhos; uma Horta Comunitária; e um trabalho com os Hipermercados do Barreiro com o objectivo de manter uma estreita cooperação com o Banco Alimentar Contra a Fome. Além destas acções, também a ESTBarTuna (Tuna da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro/IPS) irá actuar em Creches, Jardins de Infância e Lares de Idosos do concelho do Barreiro.

Em noite de novidades, Armando Pires, Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, assinalou a data ao anunciar a criação de um grupo de trabalho que vai “organizar uma actuação concertada de voluntariado no IPS”. O Presidente demonstrou, ainda, o orgulho por pertencer a esta “grande família IPS composta por mais de 7000 pessoas”, enaltecendo o papel dos estudantes nas acções realizadas durante a quinzena por serem “fundamentais na sua formação cívica”.

A noite de encerramento, conduzida por Marisa Martins, foi de grande animação, contemplando a actuação da ESTBarTuna (Tuna da ESTBarreiro/IPS), do CORUTIB (Coro da Universidade da Terceira Idade do Barreiro), de Mick Trovoada, de músicos convidados, de Ana Rita Caleiro, de Adriano Diouf e, também, da grande estreia do Coro da ESTBarreiro.

Houve, ainda, espaço, para uma breve conversa, com Carlos Tavares, ex Grupo Baile, autor da famosa música “Patchouly", e Sérgio Mendes, guitarrista dos Hands on Aproach e de Mazgani - ambos estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal. Conduzida por Sousa Pereira, Director do jornal «Rostos», a entrevista abordou as carreiras artísticas e a vivência estudantil dos dois músicos. O Espectáculo encerrou com a participação de todos os intervenientes que cantaram o Hino do Voluntariado.