Escrito por Susana Ramos, in Diário de Coimbra
“Criar Laços”, um projecto desenvolvido pela Escola Secundária da Lousã, foi um dos três grandes vencedores do concurso “Liga-te aos Outros”, lançado pela Fundação AMI, no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado. Com o objectivo de incentivar os jovens (a frequentar o 7.o ano de escolaridade ou mais) a «abarcar actividades de voluntariado na sua comunidade em parceria com a sua escola e com empresas locais», refere nota sobre o concurso, a AMI seleccionou três das «dezenas de propostas recebidas» que, pela sua consistência e originalidade, serão financiadas pela fundação.
Desenvolvida pelo Centro de Ocupação Juvenil (COJ) da Escola Secundária, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Arouce, a candidatura do projecto “Criar Laços”, foi traçada precisamente para a participação no concurso “Liga-te aos Outros”. «Na escola organizámos um grupo de voluntários, com alunos, e verificámos que uma das áreas de exclusão social em que poderíamos trabalhar poderia ser a terceira idade», conta Patrícia Ramalheiro, uma das responsáveis pelo COJ.
Tendo em conta que «são muitos os idosos que, embora se sintam sós, recusam a possibilidade de integrar instituições de apoio à terceira idade», enuncia a candidatura do “Criar Laços”, a ideia passa mesmo pela aproximação dos jovens aos seniores, fomentando a troca de experiências e saberes e o convívio intergeracional. Por agora, conta Patrícia Ramalheiro, o projecto conta apenas com seis jovens, do 11.o ano, mas as perspectivas apontam para o aumento do número de voluntários. «Já houve mais [alunos] que nos disseram que estavam interessados», conclui a responsável.
“Criar Laços” pode continuar em 2012
“Criar Laços” estender-se-á até 30 de Junho, sendo que os jovens começaram na semana passada, uma formação que durará 30 horas, com a possibilidade de intercalar com visitas domiciliárias.
Durante Maio e Junho, os voluntários vão passar à fase de aplicação das acções, com visitas domiciliárias, «actividades lúdicas e apoio noutras acções para as quais os idosos não tenham autonomia», refere a candidatura, onde se considera que «esta será de facto uma prática inovadora, pois não encontramos este tipo de intervenção no nosso concelho, feita por jovens» a frequentar a escolaridade obrigatória.
No final de Junho a equipa de voluntários fará um balanço do projecto, com apresentação dos resultados e estratégias desenvolvidas e, de acordo com Patrícia Ramalheiro, a Escola Secundária pretende «dar continuidade [ao “Criar Laços] no próximo ano», caso o projecto «venha a ter resultados positivos».
Além do “Criar Laços”, a Fundação AMI seleccionou os projectos “Ser Amigo”, da Escola Básica do 2.o e 3.o Ciclo de Alembrança (Almada), e o “Projecto de Voluntariado”, da Escola Básica do 2.o e 3.o Ciclo Professor Armando Lucena, de Malveira.
O concurso destinou-se aos jovens a partir dos 11/12 anos até aos 17/18 anos, por serem estas as faixas etárias que, defende a AMI, «constituem, em larga medida, a faixa da população prioritária, no que diz respeito à sensibilização para uma cidadania activa».
Além do financiamento dos projectos, os alunos e professores das escolas vencedoras receberão um diploma de participação e um prémio em material escolar.