in Jornal de Notícias
Os especialistas em saúde Pedro Pita Barros, Francisco Ramos e Céu Mateus defenderam, esta terç-afeira, junto de peritos da "troika", que "não é vantajoso" uma reforma estrutural do Serviço Nacional de Saúde.
Os peritos em saúde estiveram reunidos no Ministério das Finanças com elementos da "troika", composta pelo Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia, para analisarem os gastos no sector da saúde.
Na reunião, afirmaram que não é vantajoso fazer agora uma reforma estrutural no modelo de financiamento e de funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) porque os custos de transição seriam maiores do que as vantagens, revelou à Agência Lusa uma fonte com acesso ao conteúdo da reunião.
Os peritos locais convergiram também na necessidade de aprofundar as poupanças que têm sido obtidas nos hospitais e nos medicamentos, considerando que estas são as duas áreas chave para garantir a sustentabilidade do SNS.
Francisco Ramos foi antigo secretário de Estado da Saúde e é o actual presidente do Instituto Nacional da Administração, Céu Mateus é presidente da Associação Portuguesa de Economia da Saúde (APEN) e Pita Barros é professor de Economia na Universidade Nova e antigo presidente da APEN.
Estas ligações, para serviços externos ao Jornal de Notícias, permitem guardar, organizar, partilhar e recomendar a outros leitores os seus conteúdos favoritos do JN(textos, fotos e vídeos). São serviços gratuitos mas exigem registo do utilizador.