26.4.11

‘Dar cor à vida’ dos menores em risco

in Correio do Minho

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Braga, em colaboração com o Banco Local de Voluntariado de Braga, está a dinamizar um Programa Lúdico Pedagógico de ocupação de tempos livres no período de interrupções lectivas da Páscoa.

O programa ‘Dar Cor à Vida’ visa promover a inclusão social e proporcionar formas saudáveis de ocupação de tempos livres a cerca de 30 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos, grande parte das quais acompanhadas pela CPCJ.

O programa conta com actividades diversificadas, desde jogos, uma ida ao cinema e visitas a vários locais da cidade de Braga: Mosteiro da Visitação de Santa Maria, Quartel Regimento de Cavalaria n.º 6, Museu dos Biscainhos, Calvários da Se-mana Santa, Termas Romanas do Alto da Cividade, Fonte do Ídolo, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Parque Natural do Bom Jesus, Lar de Idosos da Associação de Solidariedade Social de S. Tiago de Fraião e à Quinta Pedagógica. Com estas actividades pretende-se promover o desenvolvimento de competências sociais, bem como fomentar o espírito crítico e participativo. Pretende-se ainda dar a conhecer às crianças e jovens envolvidos o património histórico e cultural da cidade onde residem, promovendo o sentimento de pertença e respeito por esse mesmo património.

O programa ‘Dar Cor à Vida’ é “um exemplo de coesão social e a prova de que com espírito de entreajuda e solidariedade é possível tornar reais iniciativas que apostam num melhor futuro para as nossas crianças e jovens”, defendem os responsáveis. E lançam um apelo às empresas de Braga para, no âmbito das responsabilidades sociais, se inscreverem no Banco Local de Voluntariado como empresas de voluntariado, comprometendo-se de alguma forma a assegurar a continuidade dos programas.