in Jornal de Notícias
As instalações do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto foram, esta sexta-feira, inauguradas pela ministra da Saúde, Ana Jorge, que o considerou uma "referência nacional e internacional", sendo um "ganho" para Portugal e para a saúde.
O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) foi criado em 2007 com o objectivo de se afirmar como um líder europeu na produção de conhecimento e de serviços, mas só sexta-feira é que ganhou casa própria, já que antes estava disperso por diversos equipamentos da universidade.
Segundo Ana Jorge, o ISPUP tem conseguido "responder aos objectivos essenciais a que se propôs".
"Primeiro, a resposta aos novos desafios de saúde pública, formando recursos humanos de grande qualidade", começou por enumerar.
A ministra salientou o facto do instituto promover a criação continuada de conhecimento substantivo, "tão necessário para responder às necessidades de acompanhamento e planeamento das actividades em saúde".
"E finalmente, assegurando a investigação científica, competitiva e reconhecida internacionalmente, em áreas específicos das ciências da saúde pública", concluiu.
Ana Jorge reconheceu ainda "os resultados que têm sido alcançados pelo instituto quer ao nível da formação de doutorados e mestres, quer ao nível da actividade de investigação, de seminários e de conferências temáticas".
O ISPUP conta já com 36 investigadores, 49 estudantes de doutoramento e 70 estudantes de mestrado.
"Arrisco mesmo dizer que o Instituto de Saúde Pública se assume-se já hoje, e ao fim apenas de quatro anos de existência, como uma referência nacional e internacional no domínio da saúde pública", declarou.
Com a parceria da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, o instituto pretende apostar na investigação e no ensino como bases fundamentais para atingir os seus objectivos.
Criar e divulgar conhecimento, estimular a investigação científica de grande qualidade e promover o desenvolvimento da Saúde Pública a nível nacional e internacional são três dos objectivos do ISPUP.
Na cerimónia de inauguração estiveram presentes, além da ministra da Saúde, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, o reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, e o presidente do instituto, Henrique Barros.