in Correio do Minho
Vizela quer ter um Banco de Voluntariado muito em breve. A autarquia está, já, a unir esforços com instituições locais e associações para dinamizar o projecto. Neste momento mobilizam-se os voluntários.
Esta foi, pelo menos, a decisão saída da última reunião de câmara, onde foi referido que dada a quantidade de associações e entidades sem fins lucrativos, existem todas as possibilidades de vir a acolher voluntários para este projecto.
“O município de Vizela pretende estimular o voluntariado no concelho, atribuindo-lhe um enquadramento legal e promovendo a qualificação do voluntariado já existente”, indica a Câmara de Vizela, em nota à imprensa.
A autarquia vizelense pretende, assim, a qualificação do volunta riado através da “dinamização de acções de formação, que contribuam para uma melhor qualidade e eficácia do trabalho voluntário, além de impulsionar o voluntariado como forma de participação social e de solidariedade entre os cidadãos”, aponta-se na mesma nota informativa.
Mobilização de voluntários
O grande objectivo, agora, é facilitar, potencializar e mobilizar os vizelenses para o voluntariado, reconhecendo a importância fundamental do voluntariado.
A autarquia pretende, assim, congregar esforços, em conjunto com as instituições que já desenvolvem trabalho voluntário numa parceria com o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, para assim constituir o Banco Local de Voluntariado de Vizela.