Mónica Sofia Lopes, in Jornal da Mealhada
As normas de funcionamento do Projeto de Apoio ao Idoso (PAI) do Município da Mealhada foram aprovadas, por unanimidade, na reunião da Câmara Municipal, na passada quinta-feira, 17 de fevereiro, tendo, desta forma, entrado em vigor no imediato. Elaborado pela Rede Social do concelho, o documento tem em conta a “realidade da sociedade atual, nomeadamente, a exclusão social do idoso” e pretende identificar e caracterizar as necessidades sociais da população idosa do concelho da Mealhada, elaborando uma estratégia de intervenção articulada, gratuita, minimizadora dos fatores de exclusão e potenciadora da integração social do idoso”.
“Serviço” só para munícipes do concelho com mais de 65 anos
Os cidadãos residentes, no concelho da Mealhada, com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos de idades, em manifesta situação de isolamento ou vulnerabilidade social vão poder beneficiar do PAI, mediante apresentação de “informações e comprovativos, que permitam sustentar a avaliação técnica e a consequente intervenção”.
A gestão do projeto ficará a cargo do Núcleo Executivo da Rede Social da Mealhada, contudo, a solicitação do “serviço” deve ser feita no Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal da Mealhada. “Encontram-se afetos ao projeto técnicos de Serviço Social, uma psicóloga e um grupo de voluntários”, lê-se no regulamento.
“O que procuramos é que exista um trabalho sistemático, persistente nesta área, de forma a conseguirmos fazer um levantamento de todos os casos existentes no concelho e envolvendo todas as entidades parceiras na resolução dos problemas identificados em cada caso”, adianta, em comunicado, o vereador da Ação Social da autarquia, Júlio Penetra.
Lembramos os nossos leitores que a Rede Social da Mealhada é composta pela Câmara Municipal da Mealhada, Juntas de Freguesia, Centro Social Comendador Melo Pimenta do Luso, Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, Centro Social da Freguesia de Casal Comba, Associação Jovens Cristãos do Luso, Jardim de Infância Doutora Odete Isabel, Casa do Povo da Freguesia da Vacariça, Agrupamento de Escolas da Mealhada, Escola Profissional Vasconcellos Lebre, Instituto de Emprego e Formação Profissional de Coimbra, Fundação Bissaya Barreto, Associação Desportiva e Cultural de Antes, Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa, Guarda Nacional Republicana de Anadia, Centro de Saúde da Mealhada, Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, Jardim de Infância de SantAna, Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Aveiro, Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, Instituto da Droga e da Dependência, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Mealhada, Associação Adventista, Desenvolvimento de Recursos e Assistência e CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social.
Sinalização de idosos tem que ser feita com urgência, apela PSD
Da parte da vereação do PSD o projeto foi “bem-vindo” e carece de “ser implementado com a maior urgência possível”. “É cada vez mais premente criar uma estrutura de apoio aos idosos em situações de isolamento e vulnerabilidade social”, afirmou António Miguel Ferreira, que ainda declarou que este projeto pode tornar-se, em breve, “o mais importante a nível da intervenção da ação social municipal”.
E por isso, o vereador sugeriu, após a aprovação do documento, que “sejam canalizados todos os meios possíveis para que a identificação e sinalização dos idosos nestas condições seja feita, o mais brevemente possível, e a ação concreta seja colocada imediatamente em prática”.