in Green Savers
A inovação social e o voluntariado são os destaques da edição de 2011 dos Green Project Awards, prémios que distinguem os melhores projectos na área do desenvolvimento sustentável e que foram hoje apresentados na Culturgest, em Lisboa.
Na sua quarta edição, o Green Project Awards (GPA) volta a ser organizado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), pela Quercus e pela GCI. Este ano, o GPA pretende dar mais importância aos projectos relacionados com a investigação e o desenvolvimento (I&D), uma das três categorias a concurso.
“Este ano vamos divulgar o GPA para um outro público, queremos chegar à área da investigação”, começou por referir a presidente da Quercus, Susana Fonseca [na foto].
Também o director-geral da APA colocou o acento tónico na inovação. “Queremos mais projectos na área económica e social – e não apenas na ambiental – e projectos vindos das áreas da investigação e desenvolvimento”, explicou Mário Grácio.
Sobre a escolha dos temas para a edição de 2011 do GPA, José Manuel Costa alertou para o facto da “inovação social e o voluntariado” serem “estratégicos para os próximos anos”.
“De que forma poderá a sociedade civil responder aos desafios do voluntariado, sobretudo nesta fase?”, questionou o presidente da GCI.
De acordo com a organização, este ano o júri foi “alargado” para permitir que “os projectos que nos chegam possam ser olhados de forma diferente, com novas ideias”.
“As iniciativas públicas não têm trazido nada de novo para a sustentabilidade. É preciso pensar de forma diferente… nós dependemos directamente do ambiente, dos recursos naturais”, explicou Susana Fonseca, que relembrou que em 2012 passam 20 anos sobre a Cimeira do Rio. “Esta é a altura de fazermos o balanço”, concluiu.
Recorde a edição de 2010 dos Green Project Awards – que premiou o Município de Óbidos, com o projecto Óbidos Solar, o Limpar Portugal e a Industrial Farense, com o projecto Valoralfa – e as edições anteriores.
O período de inscrições para os Green Project Awards vai arrancar no início de Março e prolonga-se até 31 de Maio.