4.4.11

Economia da Europa em crescimento muito lento

in Jornal de Notícias

A economia da zona euro está a crescer a um ritmo muito lento, devendo o PIB aumentar apenas 1,5% este ano e 1,7 % em 2012, segundo as previsões da Ernst & Young divulgadas esta segunda-feira.

De acordo com as previsões de primavera do "Ernst & Young Eurozone Forecast", o relatório trimestral que faz a previsão da evolução macroeconómica em todos os países da zona euro, "a economia [da zona euro] está a crescer a um ritmo muito mais lento do que o expetável para esta fase de recuperação".

O relatório refere que "este ano o crescimento do PIB deverá ser, tal como no ano anterior, motivado pelas exportações", devendo o desempenho da economia mundial "manter-se robusto", impulsionado pelos mercados emergentes e pelos Estados Unidos.

No entanto, a Ernst & Young ressalva que "o aumento brusco da inflação está a causar alguma preocupação", pois já ultrapassou a barreira dos 2 por cento em dezembro de 2010, pela primeira vez desde 2008, tendo aumentado para 2,4 % em Fevereiro.

No que se refere à taxa de desemprego nos 17 países que compõem a zona euro, esta deverá manter-se elevada, segundo a Ernst & Young, cujas previsões apontam para cerca de 14 milhões de pessoas desempregadas até 2015, um valor bem acima do registado em 2007.