in Jornal de Notícias
Cerca de 350 imigrantes procedentes do Norte de África chegaram na madrugada de hoje às ilhas italianas de Lampedusa e Pantelaria, em embarcações que partiram das costas da Tunísia e da Líbia.
A Guarda Fiscal de Lampedusa teve de sair esta madrugada em resgate de uma embarcação com 140 imigrantes a bordo que havia saído da Tunísia e que estava a poucas milhas a Sul da ilha.
Os indocumentados foram transportados para o porto.
Segundo os media italianos, também chegou um barco pesqueiro com cerca de 250 ocupantes, que partiu das costas da Líbia. Encalhou nas imediações da ilha de Pantelaria, próxima de Lampedusa, e os ilegais tiveram de nadar até à costa.
As condições meteorológicas no Canal da Sicília estão a piorar, pelo que um avião das autoridades italianas está a trabalhar para controlar a presença de possíveis novas vagas.
Entretanto, a tensão que se vive em Itália com a chegada às costas do Sul do país de cerca de 28.000 imigrantes indocumentados procedentes do Norte de África desde o início do ano arrastou-se à cidade de Génova, no Noroeste.
Um grupo de desconhecidos lançou um cocktail molotov à porta de entrada de um antigo colégio que as autoridades genovesas puseram à disposição do Governo de Sílvio Berlusconi para acolher os imigrantes chegados à ilha de Lampedusa.
No Conselho Municipal realizado na segunda-feira, em Génova, registou-se igualmente um elevado nível de crispação devido ao acolhimento de imigrantes do Norte de África e várias concentrações citadinas realizaram-se frente aos lugares disponibilizados para albergar os ilegais.