15.3.16

As iniciativas de Responsabilidade Social em Portugal

Ana Catarina Monteiro, in "HyperSuper"

Os retalhistas Lidl, Continente e o grupo OS Mosqueteiros, que opera em Portugal as insígnias Intermarché, Roady e Bricomarché, aceitaram o convite do HIPERSUPER para falarem sobre as estratégias de responsabilidade social aplicadas ao modelo de gestão dos negócios. Em entrevista, deram conta das várias campanhas realizadas, tanto externas como internas. Catalogamos as mencionadas ações promovidas junto da cadeia de valor na seguinte lista:

Movimento Mais para Todos

Pensada para ser uma iniciativa transversal e que pudesse envolver a sociedade e múltiplos stakeholders, a grande diferença deste projeto é que o consumidor não é chamado a contribuir monetariamente, sendo o valor doado pelo Lidl e os seus parceiros. O financiamento de projetos ocorre ao nível distrital garantindo uma grande proximidade com as comunidades locais. Na sua primeira edição, em 2015, a ação angariou um total de 1 029 054,40 euros, permitindo a implementação de 54 projetos de IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) de todo o país, beneficiando mais de 16 mil pessoas. Este ano, esta iniciativa solidária alcançou o valor recorde de 1 075 mil euros. Por cada compra a marca deu dez cêntimos, contribuindo com o total de 728 mil euros, ao qual se juntaram os donativos monetários das marcas parceiras. Esta segunda edição apoiou projetos de 62 IPSS a implementar os seus projetos, que irão beneficiar cerca de 20 mil pessoas diretamente.

‘Gang dos Frescos’

Para incentivar o consumo de frutas e legumes, no âmbito da campanha ‘Frescura’, o Lidl promoveu a iniciativa Gang dos Frescos nas suas lojas e junto das escolas. Em parceria com a Direção Geral de Saúde e a Direção Geral de Educação, a ação visa divulgar a alimentação equilibrada. O envolvimento com as escolas decorre “há vários anos”, tendo já marcado presença em mais de 140 escolas do primeiro ciclo.

‘Surf Salva’

SURFSALVAProjeto “pioneiro” na Europa, desenvolvido em parceria com o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN). O objetivo passa por reduzir o número de afogamentos ao ensinar técnicas de salvamento e suporte básico de vida a surfistas e praticantes de outros desportos aquáticos. Em dois anos de existência, atingiram os 1000 formados.

OS MOSQUETEIROS

Dar escudos … Ganhar Sorrisos

Iniciativa de apoio ao IAC (Instituto de Apoio à Criança). A cadeia apoiou também neste âmbito a Fundação Gil, centro de acolhimento de crianças até três anos, com equipamento de berçário, angariados através da venda de produtos Páturages, marca exclusiva do Intermarché.

“Abra as portas do seu Coração”

Nesta iniciativa angariou também fundos para a Fundação Gil, para apoio a crianças que precisam de assistência médica sem necessidade de hospitalização.

Dia Mundial da Criança

Oferta de brinquedos para equipar as salas de espera de alguns hospitais pediátricos, nomeadamente, Dona Estefânia, Hospital pediátrico de Coimbra, Pediatria do Hospital de Leiria e Porto.

Aldeias SOS

Apoio através da venda de CD’s de Natal (Espadinhas).

Heróis por uma causa

O Grupo tem desenvolvido diversas campanhas de apoio ao Bombeiros portugueses, como ‘Vamos proteger os nossos Heróis’ ou ‘Juntos vamos equipar os nossos heróis’, com o objetivo de fornecer equipamentos.

A primeira ação teve lugar entre 2005 e 2007 e conseguiu angariar viaturas para diversas corporações. Numa segunda fase, em 2014, foram conseguidos equipamentos para entregar a 51 corporações de bombeiros voluntários espalhadas pelo país, e em 2015, uma outra campanha permitiu angariar mais 500 equipamentos.

Separa vai colar / Ponto Verde

Campanha ambiental. Ação de sensibilização que decorreu em todas as lojas alimentares do Grupo. Neste sentido, também decorre a campanha permanente de recolha de óleos usados depositados no “oleão”. Estes óleos serão depois reciclados em biodiesel, sabão, resinas e detergentes.

Recolha para reciclagem de Tinteiros

Campanha que abrange 40% das lojas da cadeia em parceria com a AMI (Assistência Médica Internacional)

Volta ao Verão

Ação de sensibilização nas praias, em parceria com Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo

Apoio aos peregrinos

Iniciativa de oferta de produtos alimentares a peregrinos, em colaboração com a Cruz Vermelha

Programa Origens
JU7A4285Inserido no Programa de Incentivo à Produção Nacional, criado em 1999, o projeto “Origens” procura trazer os produtos portugueses de qualidade para as lojas da cadeia alimentar do grupo – Intermarché, apoiando os produtores nacionais. A insígnia faz ainda uma entrega de Prémios à Produção Nacional, considerando os processos de agricultura sustentável, as melhores práticas, a inovação e a qualidade dos produtos.



CONTINENTE

O Continente criou no último ano a Missão Continente, dividindo as iniciativas de responsabilidade social em trono da missões Comunidade, Consciente e Sorriso.

Missão Sorriso

No âmbito do concurso Missão Sorriso, as unidades de saúde familiar podem submeter os seus projetos, posteriormente avaliados pelas entidades parceiras e também pelos portugueses. Os projetos e instituições vencedores são apoiados através de donativos financeiros. Já mais de 220 instituições foram apoiadas com donativos superiores a 12 milhões de euros, nos últimos 12 anos.


Missão Consciente

Esta missão assenta na promoção do consumo consciente com iniciativas que chegam a “dezenas de milhares” de portugueses com ações de sensibilização, aconselhamento nutricional e rastreio. Envolve ainda ações ao nível do combate ao desperdício alimentar, “atuando quer ao nível dos processos de produção como da própria distribuição”. Exemplos disso são os “ajustes de gama aos novos perfis de consumo, a implementação de processos céleres de escoamento de stocks e a otimização de formatos de exposição de frio e quente”.

Clube de Produtores Continente

Inserido na Missão Consciente, o Clube junta uma série de produtores nacionais, aos quais o Continente já comprou mais de 2 milhões de toneladas de produtos nacionais, que correspondem a mais de 3 mil milhões de euros, desde 1998.

“Existe uma coordenação do planeamento das produções, da utilização das melhores técnicas de proteção dos produtos e da definição da quantidade de produto por tipo de embalagem. Junto dos consumidores, o Continente procura sensibilizar para este tema através de receitas de reaproveitamento, dicas de conservação e armazenamento de produtos, correta leitura de rótulos, entre muitos outros”.

Leopoldina e Livro de Receitas Missão Continente Sorriso Missão Comunidade

As doações de produtos alimentares excedentes chegam anualmente a “mais de 600 instituições com o equivalente a mais de um milhão de refeições”. Ao nível dos produtos alimentares já confecionados, as doações equivalem a mais de 60 mil refeições. As recolhas de alimentos permitem angariar produtos que equivalem a mais de 200 mil refeições para as famílias portuguesas e mais de 400 toneladas de alimentos para animais.