10.3.16

Estudo: Equilíbrio entre géneros reduziria níveis de miséria financeira

In "Economia ao Minuto"

Combate aos baixos rendimentos seria bem mais fácil com salários mais próximos para ambos os géneros, mostram dados divulgados este mês.

Afinal, a redução do números de pessoas a viver abaixo do limiar de pobreza poderá estar mais ligada à igualdade entre género do que a maior parte das pessoas pensa.

De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa de Políticas Femininas dos Estados Unidos, o equilíbrio salarial entre homens e mulheres teria um efeito muito significativo no número total de pessoas pobres em território norte-americano, devido à redistribuição de rendimentos pelas famílias e pela restante economia.

Os dados foram recolhidos nos EUA, mas a verdade é que o próprio Instituto defende a aplicação dos mesmos princípios de igualdade de rendimentos no resto do mundo, como alternativa aoutras políticas de redistribuição e apoio social tentadas em vários países. Os autores do estudo garantem que a "discriminação salarial afunda toda a economia" e falam de reduções dos níveis de pobreza para metade com o simples reequilíbrio financeiro entre homens e mulheres.