in Gaia Digital
A GaiaSocial comemora este ano uma década ao serviço das famílias mais carenciadas do concelho
O 10º aniversário da GaiaSocial comemora-se no dia 20 de Março e será assinalado, ao longo do ano, através da realização de uma multiplicidade de acções com vista a promover a coesão social dos munícipes.
O desenvolvimento integrado de todas as famílias, através de vários projectos sociais, projectos de vida e actividades sociais diversificadas, traduz o denominador comum da intervenção da GaiaSocial ao longo dos últimos quatro anos. Desde então, as 15 mil famílias realojadas nos 37 empreendimentos sociais construídos, que correspondem a 3.400 fogos e representam um investimento global de 160 milhões de euros, passaram a beneficiar de medidas de apoio social de proximidade que garantem o bem-estar das pessoas.
Para além da conclusão do processo de reabilitação de 21 empreendimentos sociais (falta apenas terminar as obras no Balteiro III), bem como a continuação da recuperação de Vila d'Este, o lançamento de programas de arrendamento social para casais da classe média, a construção de núcleos habitacionais de pequena dimensão e a redução de rendas das famílias mais carenciadas, a década de existência da GaiaSocial será assinalada por um conjunto de acções imateriais, cuja complementaridade com outras acções de cariz social mais interventivo permitirá potenciar a auto-estima e integração cívica e social destas populações socialmente desfavorecidas e que carecem de um apoio constante.
O novo paradigma de intervenção da GaiaSocial, com enfoque na responsabilização pelo acompanhamento de proximidade de todas as famílias realojadas e na dinamização de uma panóplia de projectos e actividades de cariz social tem beneficiado tem mobilizado milhares de pessoas. Enquanto os projectos sociais envolvem, na sua média anual, cerca de 700 pessoas, as actividades no âmbito da integração sócio-comunitária abrangem cerca de 2.500 beneficiários.
Estes projectos e actividades representam um enorme esforço na promoção da coesão social de todas as famílias e constituem a tónica fundamental de actuação que este ano terá continuidade. Mais humanizada, esta intervenção visa promover as condições necessárias à satisfação das necessidades reais das famílias residentes nos empreendimentos sociais, através de um acompanhamento de proximidade.
O lançamento do novo projecto "Olh@r+positivo", aprovado no âmbito do Programa Escolhas - 4ª Geração, está em fase de implementação e visa a inclusão social de crianças e jovens, numa lógica de igualdade de oportunidades e reforço da coesão social.
A propósito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, que este ano se comemora, a GaiaSocial subscreveu o acordo de participação na candidatura conjunta do Município e entidades públicas e privadas que integram a Rede Social ao Programa Nacional Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, comprometendo-se a desenvolver acções de sensibilização, informação e divulgação relativa aos complexos fenómenos da pobreza e da exclusão social.
A intervenção social prossegue com enfoque em objectivos estratégicos como a promoção do desenvolvimento de políticas sociais e disponibilização soluções individualizadas por agregado. A dinamização dos diferentes espaços lúdico - pedagógicos existentes, como as Oficinas da Matemática "Divertir com o saber", Ludotecas, Centros de Actividades Ocupacionais, Espaços Intergeracionais, que já envolvem cerca de 450 crianças e jovens, manter-se-ão em actividade, assim como o projecto "Escola no Bairro" a funcionar no empreendimento D. Armindo Lopes Coelho, em Olival, para meninas ciganas, o projecto "Olhar ao mesmo nível", nos empreendimentos General Ramalhos Eanes (Valadares) e D. Adelino Amaro da Costa (Olival).
No âmbito dos projectos de continuidade, a GaiaSocial está a organizar actividades de animação sociocultural e ocupação de tempos livres, dirigidas às crianças e jovens - projecto "Verão Solidário" - que incluem a colónia balnear e acções de animação diversas a desenvolver em cada um dos empreendimentos para cerca de 600 crianças e jovens. Estas actividades pretendem proporcionar a igualdade de oportunidades relativamente a outras crianças e jovens do meio social envolvente e alicerçar as bases para uma intervenção psicossocial com as crianças, fundamentais para o trabalho em contexto habitacional.
A sinalização de datas comemorativas, tais como "Dia da Mulher", "Dia da Criança", "Dia Europeu dos Vizinhos", "Dia do Idoso", "S. João", "S. Martinho" e a comemoração da época natalícia vão também manter-se como actividades durante este ano.
Simultaneamente, a GaiaSocial pretende dar continuidade às acções de sensibilização no âmbito da organização e gestão doméstica que, durante o ano de 2010, visa o envolvimento de cerca de 50 famílias; encaminhar adultos para cursos de educação e formação de adultos e acções de formação; realizar de concursos de "melhor entrada" e de "melhor jardim" com o objectivo de sensibilizar a população residente nos empreendimentos para a conservação e manutenção dos espaços comuns e a correcta apropriação dos jardins e zonas de lazer; implementar de novas hortas comunitárias no empreendimento Dr. Adelino Amaro da Costa, na Freguesia de Olival, à semelhança do sucesso da primeira horta que foi criada no empreendimento Alberto Martins de Andrade, na Freguesia se S. Félix da Marinha, em Maio de 2008, e no empreendimento Dr. Mário Cal Brandão, em Outubro de 2009.
O acompanhamento Logopédico - Terapia da Fala - a algumas crianças com dificuldades ao nível da linguagem para prevenir, diagnosticar, tratar e investigar os problemas de linguagem em crianças residentes nos empreendimentos sociais vai prosseguir em 2010.
A GaiaSocial vai, ainda, continuar a disponibilizar informação sobre ofertas de emprego e de formação para jovens à procura do primeiro emprego e dos desempregados; realizar de sessões de esclarecimento sobre técnicas de procura de emprego; promover acções de sensibilização na área da educação para a saúde, abrangendo a prevenção primária da toxicodependência e do alcoolismo, a educação sexual, o planeamento familiar, a saúde oral e os primeiros socorros; e realizar rastreios cardiovasculares em vários empreendimentos sociais.
A excelência dos resultados atingidos ao longo de uma década, ao nível das actividades de gestão do parque habitacional da Câmara Municipal de Gaia e da prestação de apoio social a todas as pessoas residentes nos empreendimentos sociais são reconhecidos muito positivamente pela população.