Lucília Oliveira, in Fátima Missionária
'Europa 2020' quer retirar 28 milhões de pessoas da situa ção de pobreza, no prazo de dez anos. O que significará uma redução de 25 por cento do actual número de pobres na União Europeia
A estratégia «revela um esforço de diplomacia política e uma vontade de tornar mais sério este combate», afirma o presidente do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social (FNGIS). Sérgio Aires comentava a proposta que será discutida no Conselho Europeu da Primavera que decorrerá a 25 e 26 de Março.
O responsável antecipa que «há um conjunto de países que vão dificultar a aprovação da proposta tal como ela se apresenta». Portugal, Espanha, Bélgica e Áustria são os países que se «mostram mais favoráveis» à nova estratégia europeia, sublinha Sérgio Aires. O responsável gostaria o compromisso para os próximos dez anos fosse mais longe, para uma redução a 50 por cento do número de pobres, já que «o grande objectivo deveria ser o da erradicação da pobreza».
O Fórum Não Governamental para a Inclusão Social é um organismo do qual fazem parte Amnistia Internacional, Associação de Investigação e Debate em serviço Social, Associação de Fraternidade Cristã, Associação Integrar, Associação Portuguesa para o desenvolvimento Local, Associação Nacional de Oficinas e Projectos, Associação para o Planeamento da Família, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Associação de Profissionais de Cuidados de Saúde Primários dos Países de Língua Portuguesa, Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação, Associação de Proprietários da Vila de Este, Cáritas, Fenacerci, Instituto de Apoio à Criança e Rede Europeia Anti-Pobreza.