in RR
Conheça os alunos que fazem voluntariado na Chamusca e os voluntários que trabalham no hospital de Viseu. VEJA A FOTOGALERIA e OUÇA A REPORTAGEM.
Arranca hoje em Lisboa a volta do voluntariado, iniciativa que durante uma semana marca o inicio do ano europeu dedicado a esta temática.
Elza Chambel comenta a Roda do Voluntariado, em Lisboa
São mais de cem os exemplos que vão ser apresentados, apenas uma amostra deste tipo de acções no nosso país, como explica Elza Chambel presidente do conselho nacional para a promoção do voluntariado: “A mostra é, digamos assim, para fazer o apetite para saber mais. São organizações que vêm mostrar os “seus produtos”. O que é que fazem, como fazem, onde fazem, e que estão disponíveis para trocar impressões com quem lá quiser ir.”
Em Portugal há um milhão e meio de voluntários, com um contributo importante para a própria economia nacional. Até final do ano será feito um novo levantamento do número de voluntários em Portugal
Na Europa são 94 milhões. Três em cada dez europeus faz voluntariado, mas oito em cada dez, consideram importante fazer.
Os alunos do Programa Integrado de Educação e Formação vão desenvolver, ao longo do ano, várias acções de voluntariado.
A Renascença foi conhecer a iniciativa do PIEF da Chamusca.
Outra vertente cada vez mais necessária do voluntariado manifesta-se nos hospitais.
Uma rede de voluntarios dedica o seu tempo a tentar minorar o sofrimento, e por vezes a solidão, dos doentes.
Os voluntários ajudam com a alimentação e outros aspectos organizativos. Às vezes basta uma palavra amiga