29.3.11

Comparação ibérica mostra diferença superior a 20 por cento na dívida pública em 2009

Por Pedro Crisóstomo, in Público on-line

A dívida das administrações públicas em Portugal ficou 20,8 por cento acima (74 por cento) do valor registado em Espanha, em 2009, mas já o défice das administrações públicas no país vizinho (11,1 por cento do PIB) era nesse ano superior ao português (9,3 por cento), revela um boletim hoje publicado pelos institutos nacionais de estatística dos dois países que compara vários indicadores na Península Ibérica.

Tanto o valor da dívida das administrações públicas em Portugal como do défice português mantiveram-se, nesse ano, acima das médias europeias, de 74 por cento e de 6,9 por cento, respectivamente.

O boletim dos dois institutos de estatística nacionais cruza a posição de Portugal e de Espanha no contexto europeu em 15 temas diversos, que vão desde indicadores populacionais a económicos e sociais, entre 2007 e 2009, mas com maior ênfase neste último ano.

A taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) a preços constantes caiu 2,6 por cento em Portugal e 3,7 por cento em Espanha, quando na União Europeia o valor médio foi de menos 4,2 por cento.

Nesse ano, o PIB per capita em paridades de poder de compra correspondia, em Portugal, a 79 por cento da média europeia e, em Espanha, a 104 por cento.

O custo do trabalho mensal no conjunto das indústrias e serviços, não considerando a Administração Pública, a Defesa e a Segurança Social, estava, nesse ano, nos 1633 euros em Portugal, abaixo dos 2723 euros contabilizados em Espanha. Olhando apenas para a indústria, e excluindo o sector da construção, a tendência é a mesma – 1437 euros em Portugal e 2930 em Espanha.

Espanha foi o principal parceiro europeu de Portugal a nível de comércio externo. Mais de 27 por cento das exportações tiveram como destino o país vizinho, seguido da Alemanha (com 12,9 por cento) e de França (com, 7,1 por cento). E a tendência repete-se quanto às importações: Espanha representa 32,6 por cento, Alemanha 13,3 por cento e França 8,3 por cento. Portugal foi o terceiro país mais relevante nas exportações espanholas, correspondentes a 9,2 do total exportado pelo país vizinho.