in Jornal de Notícias
Portugal é o oitavo pior mercado imobiliário do mundo, segundo um estudo divulgado pela revista Business Insider, que destaca a queda de preços e o impacto do desemprego que se continuará a fazer sentir no sector nacional.
A análise faz parte do índice S&P/Case Shiller, que analisa anualmente a posição do setor e antevê as perspectivas para os próximos meses, que foi divulgado pela revista norte-americana.
Este estudo recorda que os preços do sector imobiliário caíram 4% em 2010 (tendo descido 1,2% no último trimestre do ano), antecipando-se que o crescimento económico "muito débil", este ano, mantenha a pressão sobre o sector.
"A procura externa parece ser a mais provável fonte de crescimento para o sector imobiliário do país", considera o estudo na análise ao mercado português.
Em melhor posição do que Portugal nesta lista dos "onze piores mercados imobiliários do mundo" estão o Japão, Espanha e República Checa.
A lista dos piores é encabeçada pela Irlanda, onde, em 2010, os preços caíram 10,6% com a situação do sector bancário a manter a pressão negativa sobre o sector.
Seguem-se a Lituânia, Ucrânia, Croácia, Dubai, Grécia e Estados Unidos, onde os preços caíram 4,1% no ano passado.