1.9.11

Cortes nos hospitais em 2012 vão ser o dobro do previsto

Por João d´Espiney, in Público on-line

Os hospitais, centros hospitalares e unidades locais de saúde integrados no sector empresarial do Estado vão ter de reforçar os cortes nos seus custos operacionais em 2012. A meta inicial apontava para uma redução de cinco por cento face a 2011, mas o Governo acaba de determinar que a meta de referência "seja revista e fixada em 11%" face ao valor deste ano.

De acordo com um despacho conjunto dos secretários de Estado do Tesouro, Maria de Albuquerque, e da Saúde, Manuel Teixeira, estabelece-se que estas unidades poderão registar uma "redução menor apenas nos casos e na medida em que tal garanta um orçamento económico equilibrado, traduzido num valor de EBITDA (resultados antes de juros, impostos, amortizações e provisões) nulo".

"O ritmo de variação da dívida a fornecedores externos" das unidades EPE "apresenta tendência crescente até à data e é determinante estabilizá-lo, o que exige também medidas de contenção de custos adicionais em relação àquelas que já estavam a ser programadas", lê-se no despacho assinado a 30 de Agosto e já ontem publicado em Diário da República.