21.9.11

Crescimento mundial revisto em baixa para 4% até 2012

in Jornal de Notícias

O Fundo Monetário Internacional reviu, esta terça-feira, em baixa o crescimento da economia mundial para 4% até 2012, uma quebra de mais de um ponto percentual em relação a 2010 caso se concretize.

Nas últimas estimativas, divulgadas em Junho, o Fundo Monetário Internacional (FMI) previa um crescimento de 4,3 por cento em termos mundiais este ano e de 4,5% no ano seguinte.

Nos números divulgados, esta terça-feira, no seu 'World Economic Outlook', o Fundo Monetário Internacional (FMI) disse esperar que o Produto Interno Bruto (PIB) real das economias desenvolvidas cresça "ao ritmo anémico" de 1,5% em 2011, passando para dois por cento no ano seguinte, presumindo que os líderes europeus consigam conter a crise na zona euro e que Washington chegue a acordo em matérias de consolidação orçamental.

As economias emergentes e em vias de desenvolvimento, porém, deverão verificar um crescimento de seis por cento em 2012, um ritmo que o FMI considera "muito sólido".

"A não ser que as políticas sejam fortalecidas, em particular nas economias avançadas, nada está nas cartas para além de uma recuperação fraca e agitada", escreveu a instituição liderada pela francesa Christine Lagarde no documento divulgado hoje.

O Fundo Monetário Internacional espera um abrandamento da economia europeia, em especial dos países que partilham o euro, devido às renovadas tensões na crise da dívida soberana, que se deverá manifestar em maior força no próximo ano.

De acordo com as projeções hoje divulgadas no 'World Economic Outlook', a economia europeia deverá crescer apenas 1,5 por cento no próximo ano, quando na anterior edição deste documento (em Abril) esperava um crescimento a rondar os 2,2 por cento, mantendo no entanto o valor para este ano, e baixa a previsão do crescimento da Zona Euro de 1,8% para 1,1%.