in Jornal de Notícias
O ministro da Economia e Emprego considerou, esta terça-feira, "absolutamente fulcral" o alargamento do horário de trabalho do sector privado em meia hora por dia, considerando que este é um esforço necessário "em prol do interesse global".
Álvaro Santos Pereira, que está hoje na Comissão parlamentar da Segurança Social e Trabalho, apresentou aos deputados na sua intervenção inicial a estratégia do Governo para o emprego, com a reestruturação nos centros de emprego, apoios financeiros a empresas que contratem desempregados de longa duração, reforma da legislação laboral e políticas de promoção da produtividade e competitividade.
Neste último vector do plano de emprego do Governo, o ministro incluiu o acréscimo de meia hora de horário de trabalho por dia no sector privado.
"Esta é uma medida absolutamente fulcral no grave momento de crise do país, este é um esforço acrescido que o Governo pede aos trabalhadores em prol do interesse global", afirmou Santos Pereira.
Ainda com vista ao aumento da competitividade, o ministro referiu a alteração do regime de feriados - que, afirmou Santos Pereira, será levada à discussão em concertação social -, as reformas da lei concorrência e do fundo de capital de risco público, o prolongamento das linhas PME Investe, a reprogramação do QREN (com aumento da comparticipação europeia), o programa Jessica com vista à revitalização urbana (já lançado) e a reestruturação do sector dos transportes.