in Público on-line
A linha telefónica do Cidadão Idoso da Provedoria de Justiça recebeu este ano 2142 chamadas, das quais cerca de seis por cento foram relacionadas com maus-tratos.
Os dados enviados à Agência Lusa mostram que a linha do idoso recebeu uma média de sete chamadas por dia entre 1 de Janeiro e 15 de Outubro, sendo a saúde, o apoio domiciliário, informação jurídica e maus-tratos as principais questões colocadas.
Das 2142 chamadas para a linha do Cidadão Idoso, 131 foram relacionadas com maus-tratos, a maioria cometidos no seio da família. À Provedoria de Justiça chegaram 107 chamadas telefónicas com questões sobre maus-tratos na família e 24 em instituições, revelam os dados divulgados na véspera do Dia Internacional da Terceira Idade.
No entanto, a liderar as questões levantadas nesta linha telefónica estão os assuntos relacionados com a saúde (208), seguindo-se o apoio domiciliário (180) e informação jurídica (153). Os idosos telefonaram ainda para a linha da Provedoria de Justiça para pedir esclarecimentos sobre lares, acção social, abandono e isolamento, negligência de cuidados, abuso material e financeiro, habitação, carências económicas e funcionamento de serviços públicos.
No ano passado, esta linha recebeu 2706 chamadas, das quais 246 levantaram questões sobre o apoio domiciliário, 234 de saúde e 215 de maus-tratos. A linha da Provedoria de Justiça serve para divulgar junto das pessoas idosas informação sobre os seus direitos e benefícios na área da saúde, segurança social, habitação, obrigações familiares, acção social, equipamentos e serviços.
Este serviço telefónico gratuito presta informações aos utentes sobre os direitos das pessoas idosas e encaminha-os para os serviços competentes. A linha do Cidadão Idoso (800 20 35 31) funciona nos dias úteis, entre as 09h30 e as 17h30.
Criada em 1999, a linha do Cidadão Idoso esteve suspensa durante três meses em 2009 por ordem do provedor de Justiça, Alfredo de Sousa, tendo sido reaberta a 9 de Novembro de 2009.