Ana Baptista, in Dinheiro Vivo
Se está à procura de uma casa para arrendar em Lisboa saiba que é nos Olivais que vai encontrar a maior oferta. Segundo dados do Caso Sapo, Santa Maria do Olivais é a freguesia com maior oferta de casas para arrendar, contando com 535 imóveis.
Esta é também a zona onde há mais oferta de casas para arrendar e comprar, num total de 1.925 imóveis. Contudo, apesar da elevada oferta, os Olivais têm a décima renda média mais elevada da capital, cerca de 1.226 euros.
Lumiar, São Sebastião da Pedreira, São Domingos de Benfica e São Jorge de Arroios são as outras feguesias onde se encontra mais oferta para arrendar, mas os preços variam.
No Lumiar, as rendas rondam os mil euros, em São Sebastião da Pedreira rondam os 1.655 euros (são as mais caras da capital), em São Domingos de Benfica, os preços estão nos 954 euros e em Arroios nos 1.023. Tudo preços altos que reflectem a entrada na oferta de uma série de casas novas, que antes eram para venda e agora são para arrendar.
Se quiser arrendar uma casa no centro histórico de Lisboa tem dois problemas. Na freguesia do Sacramento, ou seja, no Chiado, tem pouca oferta (27 imóveis), mas as rendas são as segundas mais caras da capital (1.639 euros). E mais para baixo a situção agrava-se.
Nas freguesias de São Nicolau, Socorro e Santiago (a baixa de Lisboa) e ainda na do Castelo o número de casas para arrendar é minímo e muitas vezes a oferta total não é assim tão pouca.
Em São Nicolau há 69 imóveis, dos quais apenas 18 são para arrendar. No Socorro há 91 casas, mas apenas quatro no mercado do arrendamento e em Santiago, há 23 casas, e apenas uma para arrendar. Por fim, no Castelo, há 57 casas e só seis estão para arrendamento.