23.11.11

Alunos protestam contra fim do actual passe escolar

in Diário de Notícias

Alunos manifestam-se junto ao Ministério da Educação Fotografia © Reinaldo Rodrigues / Global ImagensCerca de 200 alunos do ensino básico e secundário de Lisboa estavam às 12.00 a manifestar-se frente ao Ministério da Educação, na avenida 5 de Outubro, contra as medidas de austeridade, em particular o corte na comparticipação do passe escolar.

"Viemos aqui para travar estes cortes que estão a ser feitos", disse aos jornalistas Maria Muge, aluna do ensino secundário.

Tanto Maria como Sara Monteiro afirmaram estar a participar na manifestação com o conhecimento e apoio dos pais.

"Se for preciso ficamos aqui até à noite", garantiram, acrescentando que neste momento já protestam "por tudo", mas principalmente pelo anunciado fim do passe escolar nos termos em que funciona atualmente, com uma redução de 50 por cento no preço.

O Governo já anunciou que esta modalidade é para acabar, prometendo subsidiar, de outra forma, o passe de alunos com mais dificuldades económicas.

O protesto de hoje foi organizado, segundo estas alunas, pela Escola Secundária António Arroio, que enviou 15 "piquetes" às outras escolas secundárias para distribuir panfletos com apelos de luta e palavras de ordem.

"Não aos cortes na Educação", "Exames não" e "O passe escolar não é para acabar" foram algumas dessas palavras de ordem hoje gritadas frente ao ministério.

"Pela Escola a que tens direito" e "Para que não te tirem o passe 4-18" são apelos que se podem ler no papel distribuído aos alunos, convidando-os a manifestar-se.