23.11.11

Miguel Beleza: "Vamos empobrecer? Nós já éramos pobres"

por Nuno Aguiar, in Dinheiro Vivo

Miguel Beleza, antigo ministro das Finanças e ex-governador do Banco de Portugal, considera que o processo de empobrecimento dos portugueses já se iniciou há algum tempo.

"Vamos empobrecer? Nós já éramos pobres, só não tínhamos dado por isso. E os nossos credores também não. Se um banco achar que um cliente não vai pagar, será mais difícil emprestar-lhe dinheiro. A não ser que seja o BPN", afirmou em tom de brincadeira.

Ainda assim, o antigo governante discorda que a proposta de Orçamento do Estado do Governo não é socialmente injusta, referindo-se ao esforço exigido aos funcionários públicos. "O que me interessa não é a divisão entre a Função Pública e o sector privado, mas sim entre famílias de rendimentos superiores, médios e inferiores."

Sobre este tópico, Miguel Beleza disse ainda que a existência de uma taxa de IVA reduzida para proteger as classes de rendimentos mais baixos não faz sentido. "Se a taxa mais baixa serve para proteger as classes mais baixas não é justo, porque os nós os ricos também a pagamos. Hoje em dia, já temos informação suficiente para subsidiar directamente as famílias mais pobres", avançou, acrescentando que "há países civilizados que têm apenas uma taxa de IVA".